O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) está promovendo a última e 4ª Turma da Oficina de Capacitação em Planejamento, Monitoramento, Controle e Avaliação da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) – Programação Pactuada e Integrada (PPI), que conta com a participação de 74 inscritos. Além das Regiões Sul (Rondonópolis) e Noroeste (Juína), o Cosems abriu esta turma para atender as demandas dos municípios que não puderam participar das anteriores.
O evento está sendo realizado de hoje (27) até o dia 29 de agosto no Delcas Hotel, em Cuiabá, e tem como público-alvo gestores e técnicos dos municípios de Mato Grosso envolvidos em Sistemas de Informação, Planejamento, Monitoramento Controle e Avaliação.
O objetivo do curso é qualificar os profissionais para promover uma melhoria na alimentação e análise dos sistemas (PPI, Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES), Programação Orçamentária (FPO), Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), Boletim de Produção Ambulatorial (BPA)), visando a pactuação dos serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS com vistas no planejamento, monitoramento, controle e avaliação. A capacitação conta com troca de conhecimentos teóricos e também atividades práticas.
Algumas pautas estão sendo discutidas, entre elas a Análise da PPI – Quem me atende?, Como realizar diagnóstico situacional do município, Como fazer análise da serie histórica ambulatorial, Análise da série histórica da produção das unidades de Média complexidade por Unidade, Como fazer a avaliação da capacidade instalada, Calcular parâmetro da capacidade instalada e Planejamento das ações da unidade.