O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) participou da Planificação da Atenção à Saúde com a Oficina Mãe Redes de Atenção à Saúde: Integração entre Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada realizada do dia 20 a 23 de novembro, com carga horária de 20 horas.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e teve por objetivo promover atividades de aprendizagem com temas como atenção primária, atenção ambulatorial especializada, planificação das redes de atenção à saúde, Oficina-Mãe, fundo de atenção à saúde materno infantil e o papel do facilitador e tutor da planificação da atenção à saúde.
“Com esta Oficina tivemos a oportunidade de nos reunir para debatermos sobre os conceitos de organização de rede de atenção, com um novo modelo que dá foco na atual situação de saúde, levando em conta as condições crônicas para possibilitar uma forma mais organizada em que o SUS possa dar o suporte eficiente”, apontou a Coordenadora da Atenção Primária da SES Regina Paula Amorim. O projeto proposto será executado pela Sociedade Beneficente do Hospital Israelita Albert Einstein com o Conass via Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
A Oficina contou com facilitadores do Conass como Ana Angélica, Rosane de Lucca e Wagner Fulgêncio. Na ação ainda teve, no dia 22, uma aula dialogada com o Prof. Eugênio Vilaça Mendes, que trabalha com a planificação há anos, com experiências evidências em Minas Gerais, Paraná, Maranhão e tem em seu currículo várias publicações.
Estiveram participando do evento mais de 150 pessoas, como as Assessoras Técnicas do Cosems Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes e Ana Paula Louzada dos Anjos, representantes do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), membros do Hospital Albert Ainstein, com os Técnicos da SES/MT Nível Central, os Técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde, membros da Escola de Saúde Pública e do Instituto de Saúde coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Técnicos do município de Sorriso e Guarantã do Norte.
A Oficina foi considera muito boa e produtiva. “Esta foi uma oportunidade para que pudéssemos trabalhar conceitos muito importantes para organização das redes de atenção e também para fortalecer a atenção primária estruturada com a atenção ambulatorial especializada. Como resultado, tivemos grupos muito empenhados com profissionais de destaque. Quero parabenizar a todos pela oficina e pelo o que vem, graças ao emprenho de cada um”, destacou do facilitador do Conass Wagner Fulgêncio.