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DIÁRIO DE CUIABÁ: Força-tarefa é criada para triar lista de espera

Publicado em:
9 de janeiro de 2018

Uma força-tarefa foi criada para triar os pacientes que fazem parte da extensa lista de espera por atendimento especializado junto à Central de Regulação do Sistema Único de Saúde, em Cuiabá.

A intenção é dar celeridade e transparência às 58.036 pessoas que aguardam por consultas especializadas e, outras 130.783, por exames. A ação teve início no sábado passado (06).

A iniciativa acontecerá todos os sábados até a véspera da realização do “1º Mutirão de Exames e Consultas”, previsto para ter início em fevereiro próximo. De acordo com a secretária Municipal de Saúde (SMS), Elizeth Araújo, a força-tarefa é a primeira de uma série de ações de impacto que serão realizadas pela SMS em 2018 na Central.

Outro objetivo é apurar o real quantitativo e as especialidades da fila, e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados), que chega a 62%. “Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada, mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial de reestruturação da Central é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados”, informou por meio da assessoria de imprensa.

Para isso, também será feito o mutirão. “É só o começo, outras ações também serão realizadas para humanizarmos e darmos transparência a todos os serviços ofertados pela Central de Regulação”, explicou.

Conforme a coordenadora de Regulação, Lileine Lúcia da Silva, para a triagem foram adquiridos novos aparelhos de telefones com o intuito de alcançar o máximo de contatos possíveis. Os pacientes que a equipe não obtiver sucesso no contato terão seus nomes divulgados na mídia constando o dia dos atendimentos.

Lileine da Silva destacou ainda que o call center da unidade receberá uma nova estrutura nas próximas semanas para tornar rotina esse contato da Central com os pacientes.

“Não estamos apenas preparando um mutirão para por fim à fila de espera. Estamos preparando uma nova fase da Central de Regulação que além de dar celeridade trará, sobre tudo, transparência e confiabilidade para busca atendimento na saúde pública da Capital”, disse Lileine da Silva. (JD)

(FONTE: Diário de Cuiabá)

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