No mês de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e para celebrar a data serão realizados ao logo deste mês exames preventivos de câncer bucal na clínica odontológica no UNIVAG. O objetivo dos atendimentos é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A programação especial conta com atendimentos nos dias 17, 24 e 31 de agosto, às 15h, com a realização de exames bucais preventivos, dicas de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico e a divulgação da lei anti fumo que entrou em vigor em 2014.
Os agendamentos dos exames bucais podem ser feitos pelo fone (65) 3688-6130.
Os exames preventivos são realizados pelo Curso de Odontologia do UNIVAG, em parceria com o TelessaudeMT e a LACCanBo, e tem por finalidade a orientação da população sobre os malefícios do tabaco e narguilé, bem como realizar exames bucais preventivos.
TABAGISMO
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O cigarro causa câncer de boca, língua, laringe, esôfago, estômago, pulmão, bexiga, infarto, acidente vascular cerebral (derrame), gastrite, úlcera, trombose, impotência sexual e outras doenças.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora). É a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal. Estima-se que em 2013, 27 mil pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão no Brasil. A epidemia global do tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600 mil são fumantes passivos.