Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Experiência de Colíder na 17ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”,

Publicado em:
13 de outubro de 2022

Mato Grosso se destaca em trabalho e inovação no SUS! Na 17ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, realizada em Campo Grande, dez experiências exitosas foram selecionadas. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MT) passará a divulgar por aqui!

COLÍDER/MT

GESTOR: Franciano Renato Perego

TÍTULO: Implementação da gestão estratégica no sistema de planejamento, controle e avaliação para a melhoria da produção de serviços de saúde do município de Colíder/MT

AUTORES: Odilce Piloneto; Rogerio Nunes Silva; Emerson Francisco da Silva; Gisele Cristtina de Oliveira; Kellen de Souza Silva; Mariana Costa Corsini. 

APRESENTAÇÃO: Os Instrumentos de Gestão da Saúde Municipal no município de Colíder/MT, sempre foi de difícil elaboração e nem sempre retratava a realidade da Rede Municipal de Saúde. Desta forma, por alguns anos procurou-se um método, do qual pesquisasse e analisasse os dados e que o mesmo retratasse a real situação das Unidades e Serviços de Saúde e principalmente isso fosse elaborado com a participação coletiva, dos servidores/colaboradores e representações no Conselho Municipal de Saúde.

Outra dificuldade encontrada na elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) e Programação Anual de Saúde (PAS), que estes sempre foram documentos somente para cumprimento de prazos e de compromissos, não eram executados em sua totalidade, não eram integrados à Peça Orçamentária da Administração Municipal (PPA, LOA e LDO). Elaborar o PMS e PAS, exige conhecimento por parte da equipe de gestão e do Gestor da Saúde Municipal. É necessário a coesão de ideias, de projetos e projeções para 4 (quatro) anos de mandato.

As programações orçamentárias e financeiras para as ações de Saúde devem estar previstas no orçamento do município e os Instrumentos de Gestão da Saúde devem estar interligados com a mesma linguagem. Para a elaboração do PMS 2022-2025 e PAS 2022, do município de Colíder/MT, utilizamos de uma experiência nova no levantamento de dados e de problemas, envolvendo o quadro de funcionários, os Conselheiros de Saúde e utilizamos a ferramenta Matriz SWOT e GUT para conhecer a Rede de Serviços.

OBJETIVO: Implementar a Gestão da Saúde utilizando os instrumentos como estratégias de planejamento, monitoramento e melhoria nos indicadores prioritários.

METODOLOGIA: Para a elaboração do planejamento estratégico e construção dos Instrumentos de Gestão PMS e PAS, utilizou-se das ferramentas: Matriz SWOT e GUT, elaboradas pelas equipes, no levantamento dos quatro conceitos da Matriz SWOT. É possível verificar em que posição estratégica que se encontra as Unidades e Serviços de Saúde da Rede de Saúde Municipal, oferece ainda insumos e embasamento para a tomada de decisões e elaboração de novos projetos.

Após a elaboração das Matrizes, foi criado o Elenco de Prioridades, fazendo uma seleção dos problemas encontrados, ou seja, as Fraquezas, classificando-os em: Gestão de Pessoas; Gestão de Processos, Equipamentos e Infraestrutura. E após mapear os problemas e classifica-los, foi atribuído notas que vão de 1 a 5 para cada um dos critérios da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). A atribuição de valores foi feita em equipe, para a reflexão e decisão conjunta.

Com as Notas determinadas, foram criados outros critérios para facilitar a execução, ou seja: Classificação/Prioridade/Tempo Foram elaborados os Programas, Objetivos, Metas, Ações e Indicadores, para o PPA 2022-2025, identificando os Programas, Serviços de Saúde, para compor o PMS 2022-2025 e a PAS 2022, finalizando os três instrumentos.

RESULTADOS:

1) Acompanhar as Receitas e monitorar as Despesas, tendo em vista que com a criação dos Programas, Objetivos, Metas, Ações e Indicadores bem definidos nos 03 (três) instrumentos, é possível executar o orçamento e acompanhar o financeiro, através do Sistema Financeiro da Prefeitura;

2) Os Programas e Projetos planejados, estão sendo executados e monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde;

3) Equipe de Monitoramento, Controle e Avaliação, implantada para acompanhar as Ações para o Alcance de Metas e Indicadores estabelecidos nos Instrumentos;

4) Os Indicadores do Previne Brasil e outros indicadores estabelecidos, nos Instrumentos de Gestão, são acompanhados e monitorados pela Equipe de Monitoramento, Controle e Avaliação;

5) Instrumentos de Gestão elaborados, funcionáveis e executáveis pelo período de 4 (quatro) anos.

CONCLUSÃO

Instrumentos de Gestão (PMS 2022-2025, PAS 20222 e PPA 2022-2025), elaborados e integrados; Participação dos parceiros (servidores, funcionários e Conselho de Saúde), aprovação nas instâncias e processamento no Sistema DIGISUS; Discussão e troca de experiências, enriquecendo muito o conhecimento de todos os envolvidos; Receitas e Despesas acompanhadas e monitoradas; Programas e Projetos planejados, estão sendo executados e monitorados; Nomeação de Equipe de Monitoramento, Controle e Avaliação; Acompanhamento e monitoramento dos Indicadores do Previne Brasil; Execução dos instrumentos de gestão em 2022 e garantia do planejamento orçamentário e financeiro para os próximos anos do período vigente.

Compartilhar