Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Experiência de Novo Horizonte do Norte na 17ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”

Publicado em:
18 de outubro de 2022

Mato Grosso se destaca em trabalho e inovação no SUS! Na 17ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS”, realizada em Campo Grande, dez experiências exitosas foram selecionadas. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MT) passará a divulgar por aqui!

NOVO HORIZONTE DO NORTE

TÍTULO: Arteterapia e Mente Saudável para Mulheres Rurais do Município de Novo Horizonte do Norte

AUTORA: Karine Alencar Paduam

INTRODUÇÃO: A Unidade de Saúde da Família Casto Nery fica localizada a 18 quilômetros da sede do município e assiste à população rural dos assentamentos. A equipe busca atender de forma humanizada, incluindo não só o tratamento medicamentoso, mas também cuidados via recursos terapêuticos, visando assistir as pessoas em sua integralidade: corpo, mente e alma.

Por meio dos atendimentos e da vivência na comunidade se percebeu a necessidade de recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social das mulheres que ali residem, desenvolvendo um trabalho que auxiliaria no resgate da autonomia e do autocuidado, por meio da arteterapia.

A arteterapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando a resgatar o ser humano em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação.

Foi utilizado esses recursos com a finalidade de reduzir problemas cardíacos e respiratórios, melhorar a coordenação motora, aliviar dores no corpo, reduzir a ansiedade, além de melhorar a autoestima, prevenindo e combatendo a depressão e os distúrbios do sono, trazendo vários benefícios para a saúde.

OBJETIVOS: Facilitar e garantir o acesso à saúde da população feminina que vive no campo; Melhorar a qualidade de vida da população adstrita; Promover o autocuidado; Prevenir e tratar transtornos mentais em mulheres da comunidade.

METODOLOGIA: O grupo é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Cooperativa de Crédito Sicredi. Os encontros são promovidos na sala de reunião da Unidade de Saúde, uma vez na semana no período vespertino. Os profissionais envolvidos são: monitora de artesanato, psicóloga, enfermeira, médica, Técnica de Enfermagem e Agentes Comunitário de Saúde. De cada 03 trabalhos realizados, as usuárias levam 01 para comercialização ou para uso pessoal.

RESULTADO: Foi constatada a diminuição dos atendimentos individuais e queixas relacionados à saúde mental nessas mulheres que participam do grupo, além da melhora significativa da autoestima e do convívio social. Elas relataram, ainda, estarem com mais disposição para as atividades diárias.

Houve a diminuição no consumo de medicamentos de Controle Especial e analgésicos por essas mulheres, realizados por meio de avaliação do especialista e/ou médico da Saúde da Família.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Grupo de Arteterapia e Mente Saudável foi uma maneira que a equipe encontrou para não somente aumentar a qualidade de vida dessas mulheres, mas mostrar para elas o quanto são capazes e que podem desenvolver uma atividade além dos afazeres domiciliares. Foi oferecido a elas um ambiente onde possam ser ouvidas e compreendidas, além do convívio com outras mulheres que vivem no campo e na mesma realidade.

Com isso, trabalhamos com cada uma em sua integralidade, respeitando as crenças, hábitos e costumes, levando em consideração que estão inseridas em um determinado habitat e que é preciso ajudá-las a criar autonomia necessária para cuidados com a própria saúde.

AGRADECIMENTOS DA AUTORA: “Primeiramente, agradecer a Deus por ter me concedido a oportunidade de conhecer, assistir e conviver com essas mulheres incríveis que residem na área rural do nosso município. A todos àqueles que acreditaram nesse projeto e criaram meios para que ele acontecesse da melhor forma.

E com muito carinho, agradecer a Monitora de Artesanato Vanilda Inhegues e as Agentes Comunitárias da Unidade de Saúde da Comunidade São José que não medem esforços para dar continuidade a esse trabalho.”

 

Compartilhar