Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Levantamento: Informação em saúde no âmbito hospitalar

Publicado em:
5 de outubro de 2020

O Programa Conecte SUS, principal iniciativa da Estratégia de Saúde Digital no Brasil, está priorizando ações para o alinhamento com as necessidades de combate à COVID-19. A Rede Nacional de Dados em Saúde, RNDS, foi alçada à posição de repositório nacional de dados da COVID-19, passando a integrar as ações de recebimento, processamento e disponibilização de notificações de agravos, resultados de exames e ocupação de leitos por Coronavírus. A RNDS passa assim a ser a grande integradora de serviços sobre a COVID-19 no SUS.

Para a melhor execução desses serviços, as informações em saúde no âmbito hospitalar são primordiais para as estratégias propostas. A pandemia do Coronavírus evidenciou a importância da informação oportuna e precisa como instrumento de operação de tomada de decisão para as necessidades de curto, médio e longo prazos em saúde. Para qualificar esse dado a nível de atendimento hospitalar, o Conasems desenvolveu uma pesquisa rápida para subsidiar o planejamento adequado, visando a participação destes pontos de atenção da rede em saúde na estratégia de saúde digital em curso.

Participe da pesquisa clicando aqui e preenchendo o formulário online.

FONTE: Conasems

ATENÇÃO GESTORES

Reforçamos o pedido de apoio aos gestores que possuem hospitais municipais, bem como apoio junto aos hospitais filantrópicos, para o preenchimento do formulário com informações básicas acerca da existência, ou não, de sistema informatizado no âmbito hospitalar. Tais informações são de suma importância para o avanço de tratativas visando estratégias específicas para o tema.

Até o momento, foi publicado no fórum a lista dos hospitais respondentes. Infelizmente, do universo de 4990 hospitais que buscamos respostas, apenas 550 preencheram. O objetivo da pesquisa é ter subsídios para debate junto ao MS, especialmente na oferta de sistema informatizado aos hospitais que não possuem sistema e tentar viabilizar apoio para implantações. No entanto, com essa amostragem baixa, a equipe não terá argumentos. Essa é uma oportunidade ímpar que talvez demore a acontecer novamente.

Compartilhar