Confira as principais ações em saúde da semana em Mato Grosso:
Os agentes de endemias de Diamantino começaram o ano de 2019 fazendo vistorias em pontos estratégicos do município devido a chuva característica deste período. A mesma equipe programou para o dia 08 de janeiro uma reunião de planejamento estratégico para o ano, o que é fundamental para o cuidado da saúde da população.
A equipe de endemias de Diamantino está trabalhando a todo vapor, selecionando os pontos estratégicos e advertindo a todos sobre os cuidados para não ter criadouros de dengue e outros tipos de larvas prejudiciais à saúde.
Para finalizar o ano de 2018, foi promovida em Diamantino uma reunião de avaliação, que levantou as melhorias que devem ocorrer para 2019. Todas as equipes foram avaliadas. Foi aberto também para os participantes discutirem sobre as conquistas e desafios, com a consciência de que a saúde precisa ser pensada, avaliada e planejada. A próxima reunião de planejamento estratégico consolidado já ficou agendada para o dia 24 de janeiro.
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Diamantino já esta preparando o ambiente para falar sobre o Janeiro Branco, mês de prevenção à saúde mental. Nesta época a equipe acolhe os pacientes, promovendo reuniões em família e rodas de conversas, para que o falar seja mais forte que o desejo de isolar as pessoas da vida.
O texto acadêmico “Perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no município de Tangará da Serra, Mato Grosso” foi publicado na Revista Norte Mineira de Enfermagem. O artigo é de autoria de Marielli Souza Marques, Juliana Fernandes Cabral, Ana Cláudia Pereira Terças, Danila Pequeno Santana, Juliana Herrero da Silva. Confina na íntegra no link.
As enfermarias do Hospital São Francisco de Assis, em Juscimeira, foram climatizadas com a instalação de aparelhos de ar condicionado, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Os aparelhos vêm proporcionar um conforto para os pacientes das quatro dependências de enfermaria da unidade hospitalar.
A Prefeitura de Marcelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um micro-ônibus com 30 lugares, contando cadeirante e motorista.
A equipe de endemias de Diamantino realizou no dia 09 de janeiro a primeira reunião para planejamento de 2019. A reunião é importante para as ações de prevenção.
Ambulância adquirida em Santo Antônio do Leste.
No dia 12 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Nova santa Helena promoveu o dia de Doação de Sangue, das 7h às 11h, na unidade de saúde João Alberto Zaneti. Esta será a primeira campanha de doação de sangue de 2019 no município. Mais informações no link.
A Prefeitura do município de Cláudia aderiu ao Janeiro Roxo para divulgar os cuidados com a hanseníase. O objetivo é levar as pessoas às unidades de saúde para a identificação e tratamento da doença. Um vídeo da campanha foi desenvolvido, para assisti-lo acesse aqui.
A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra cedeu um profissional habilitado através do programa Mais Médicos para atender a população indígena, que serão todas as quintas e sextas-feiras nas Aldeias Formoso e Rio Verde. A ação possibilita que os indígenas sejam atendidos enquanto as duas vagas do Mais Médicos para área indígena por meio do Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) ainda não foram preenchidas. (Com informações e fotos site Diário da Serra Notícias)