Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Mostra Cosems: Valorização Profissional em Tabaporã

Publicado em:
14 de agosto de 2019

De autoria da Secretaria de Saúde Célia Sôffa e integrante da Vigilância Sanitária Tiago dos Santos, o trabalho Valorização Profissional: motivação/humanização e acolhimento de Tabaporã foi uma das pesquisas selecionadas como destaque na Mostra do XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. O projeto surgiu da necessidade de cuidar dos profissionais de saúde, que se encontravam em uma sobrecarga emocional que prejudicava o desenvolvimento do trabalho.

Para cuidar dos profissionais que cuidam de vidas, a Secretaria de Saúde deu seu primeiro passo lançando o projeto de humanização, motivação e acolhimento no ano de 2017. Foi promovido um modelo de aprimorado em atividade lúdica, com o objetivo de sensibilizar a equipe de saúde sobre a importância de uma assistência mais humanizada; melhorar a interação entre equipe/paciente e equipe/família; promover a qualidade, a eficácia e a resolutividade nas ações de rotina nas unidades de saúde pelos profissionais e estimular a criatividade da equipe nas ações rotineiras.

O projeto tem como metodologia trabalhar a Humanização com todos os profissionais da saúde unidade por unidade, Unidade Básica de Saúde (UBS) – Estratégia Saúde da Família (ESF) I, III, IV, Vigilância em Saúde, Hospital, Farmácia Básica, Laboratório, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Coordenadoria de Média e Baixa Complexidade (Cridac), Regulação e Secretaria.

O cuidado diferenciado por meio de brincadeiras proporciona uma metodologia que faz com que o profissional consiga olhar para dentro de si, o quanto ele e é importante, e influenciar os trabalhadores de saúde nos aspectos psicossociais. O projeto contou com as atividades dividas em três encontros/ano, nestes encontros foram trabalhados várias atividades como:

  • Conhecer o modelo de atenção ampliada em saúde e sua relação com o acolhimento e a humanização;
  • Conhecer o Acolhimento como caminho para mudanças e para o acesso à saúde;
  • Conhecer diferentes formas de implementar o acolhimento no processo de trabalho;
  • O que significa “acolher”;
  • Acolhimento como forma de transformar o cuidado;
  • O trabalho em equipe;
  • Administração de Conflitos e Trabalho em equipe;
  • Acolhimento e Recepção Humanizada – Etiqueta Profissional e Cortesia no atendimento.

Ao longo do ano, o projeto tem promovido a eficácia no planejamento assistencial em uma atenção básica de saúde humanizada por parte do profissional, na qual vem atingindo a qualidade do atendimento do paciente e a valorização do profissional.

 width=  width=   width=   width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Compartilhar