Divulgação da Nota Técnica – DIDEPRE/CONPREV/INCA, que orienta sobre o Rastreamento de câncer durante a pandemia de COVID-19, emitida em 09/07/2020.
De acordo com esta nota: “O reinício do rastreamento de câncer demanda uma análise criteriosa dos riscos e benefícios envolvidos, considerando o cenário epidemiológico no contexto local, a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde e o histórico pessoal dos usuários. É aconselhável contrabalançar individualmente o risco de adiamento do rastreamento de câncer e o risco de contágio com o novo coronavírus, desenvolvimento da COVID-19 e fatores prognósticos associados a piores desfechos.”
Na decisão de retorno às ações de rastreamento é imprescindível a garantia da adesão às diretrizes vigentes para o controle de infecção /COVID-19 nas unidades de saúde. E ainda: “É importante ressaltar que o foco desta nota técnica é o rastreamento do câncer, ou seja, testes destinados a pessoas que não apresentam sinais e sintomas suspeitos de câncer. Indivíduos com resultados de testes de rastreamento anormais prévios à pandemia devem ser localizados, inclusive por busca ativa, e priorizados para confirmação diagnóstica. No caso da presença de sinais ou sintomas de câncer um profissional ou serviço de saúde deve ser consultado imediatamente com prioridade com relação às consultas para fins de rastreamento. “
Ressalta-se que para o Estado de Mato Grosso é necessário verificar o risco de contaminação, de acordo com os boletins do Estado, que orientam periodicamente quanto a esta classificação, bem como analisar as distintas realidades dos municípios. Em qualquer decisão, o nosso foco são as pessoas e neste sentido é importante orientar e dialogar com a população de modo a reduzir ansiedade e garantir condutas distintas para cada situação, que é singular, com foco no cuidado humanizado.
Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas / COAC/SAS/SES-MT