O DATASUS disponibilizou a partir do dia 27 de março o e-SUS VE, nova ferramenta de registro de notificações de casos suspeitos do Novo Coronavírus (COVID-19). O FormSUS 2 será desabilitado somente para o registro de novas notificações à 00h do dia 26 de março de 2020. Após este horário, as novas notificações deverão ser realizadas somente por meio do e-SUS VE no link: https://notifica.saude.gov.br/.
Serão três fases para implantação deste novo sistema:
Fase 1: Desabilita a notificação de casos no RedCap e passa para e-SUS VE. Autocadastro dos usuários. Simplificação da Ficha de Notificação. Integração dos dados antigos do RedCap para o novo sistema.
Fase 2: Possibilidade de importação e exportação dos dados em CSV, etc.
Fase 3: Integração do e-SUS VE com outros sistemas, inclusive a Rede Nacional de Dados para Saúde com cruzamento de resultados no GAL e de laboratórios privados que serão
integrados a esta rede.
Serão dois perfis de cadastro:
Perfil Notificador: Permite incluir notificações, alterar resultados. É próprio do estabelecimento de saúde ou do indivíduo.
Perfil Gestor: Permite incluir notificações, alterar resultados, encerrar casos. Visualiza dados de todo o Estado.
No primeiro acesso deverá ser realizado o autocadastro. As contas de acesso podem ser individuais ou pode haver um usuário e senha por instituição. Quem possui cadastro no SIVEP-Gripe terá o seu login inicial incluído no novo sistema. Contudo, será necessário clicar na opção “esqueceu a senha” para receber uma mensagem que permite o cadastro de nova senha para o e-SUS VE.