Foi realizado no dia 27 de outubro a 9ª Reunião da Comissão Intergetores Regionais (CIR) da Região Centro Norte. Estiveram presentes oa Gestores de Saúde dos município de Nobres, Nortelândia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e assessores representando o gestor dos municípios de Nova Maringá, Diamantino, além dos técnicos de saúde dos municípios de Diamantino, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres, técnicos do ERS de Diamantino e a Apoiadora Regional Cosems/MT Dilma da Conceição Araújo.
As pautas debatidas foram: Informes gerais; Emendas Parlamentares; Indicadores de Desempenho – Previne Brasil; Plano de Contingência Dengue; Conferência de saúde mental; Pactuações onde foram apresentadas 03 Resoluções CIR CN e 02 Preposições.
Os encaminhamentos foram:
Programa Mais MT Cirurgias 2021: ERS Diamantino irá certificar o prazo para envio da proposta à CIB/MT e informar os municípios e Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte.
Emenda Parlamentar: Elaborar documento explicativo e enviar aos municípios quando há necessidade de aprovação e quando é apenas para conhecimento do ERS.
ERS Diamantino, irá elaborar uma notificação ao gestor de saúde pelo não cumprimento de prazo para envio de documentos ao ERS conforme solicitado.
Os destaques da reunião foram os Indicadores de Desempenho – Previne Brasil, que estão sendo realizadas visitas in loco nos municípios em conjunto com a equipe da APS do ERS e Apoiadora Regional, tendo referência uma ESF de cada município com toda sua equipe, no primeiro momento abordando orientações sobre os Indicadores de Desempenho, do seu objetivo, método de cálculo, como fazer registro das informações no PEC, etc. No segundo momento, orientações na operacionalização do sistema de informação E-SUS, SISAB.
No mesmo dia foi realizada a 9ª Reunião do Colegiado Gestores Municipais (CGM) da Região Centro Norte. Participaram da reunião os Gestores de Saúde do município de Nobres, Nortelândia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, assessores representando o gestor dos municípios de Nova Maringá, Diamantino os técnicos de saúde dos municípios de Diamantino, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres e a Apoiadora Regional Cosems/MT Dilma da Conceição Araújo.
As pautas debatidas foram:
- Informes Gerais – Flávio Vinicius – Vice-presidente Regional Cosems/MT – Região de Saúde Centro Norte Mato-Grossense;
- Eleição para suplente do Vice Regional Cosems/MT Região Centro Norte;
- Conferência de Saúde Mental – Cleide Anzil – gestora São José do Rio Claro
- Informações sobre Hospital São João Batista – Marinêze Meira – gestora Diamantino
- Apresentação Indicadores de Desempenho – Previne Brasil/2021 – Cobertura Indicadores do 1.º e 2.º Quadrimestre/2021 – Apoiadora Regional.
Os encaminhamentos da reunião foram:
Oficializar a ocorrência e solicitar correção/alteração na Planilha da PPI através da CIB/MT, referente aos códigos de procedimento Exame citopatológico da inexistência do código 03.01.008-6 – exame citopatológico cervico vaginal/microflora-rastreamento.
Certificar o código do procedimento utilizado para registro do 4.º Indicador – Cobertura de Exame Citopatológico, para ser contabilizado no Previve Brasil, pois foi observado inconsistência nos códigos de procedimentos entre a Planilha da PPI e o recomendado para registro do procedimento através do PEC.
Oficializar sobre o problema nos resultados apresentados dos Indicadores Previne Brasil do 1.º Quadrimestre/2021 por não ter série histórica.
Como destaque a apresentação sobre os Indicadores de Desempenho – Previne Brasil, onde o diálogo foi prolongado quanto aos resultados apresentados do 1º e 2º Quadrimestre/2021, havendo discordância por parte de alguns gestores por não haver série histórica para o 1º quadrimestre/2021 prejudicando os municípios.
_____________________________
Foi realizado no dia 05 de novembro, no período matutino, a Reunião Extraordinária CGM da Região Alto Tapajós, com participação ativa dos Gestores de Saúde. Estavam presentes os gestores de Alta Floresta, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaita, Apoiador Cosems/MT Valdecir Correia Paz e convidados: Técnica do Município de Alta Floresta, Técnicas do Hospital Regional de Alta Floresta – Albert Sabin, Diretora e Técnica do ERS de Alta Floresta.
As pautas debatidas foram: assuntos relacionados aos atendimentos/procedimentos de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar sob responsabilidade do Hospital Regional de Alta Floresta – Albert Sabin. O encaminhamento foi a realização de levantamento sobre a atual situação do Hospital Regional de Alta Floresta – Albert Sabin, para encaminhamento junto à SES/MT.
No período vespertino foi realizada a segunda Reunião Extraordinária CGM da Região Alto Tapajós. Participaram da reunião os gestores de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Paranaíta, Apoiador Cosems/MT Valdecir Correia Paz e o convidado Defensor Público Dr. Fábio Barbosa.
A pauta debatida foi relacionada à saúde pública da região Alto Tapajós, em especial, sobre os procedimentos de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar que aguardam autorização da Esfera Estadual. O encaminhamento foi de levantamentos realizados pelos municípios da região Alto Tapajós, no que tange a fila de espera no SISREG de MAC.
______________________________
Oficina do Previne Brasil indicadores de desempenho na Região Garças Araguaia com 100% de participação dos municípios.
_____________________________
Capacitação em Nova Olímpia, Barra do Bugres, Denise e Porto Estrela sobre o Previne Brasil.
















