Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Erislane e a dedicação ao estudo da saúde

Publicado em:
25 de julho de 2018

Entre formação, participação em capacitações, projetos, palestras ministradas, oficinas, eventos… Ufa, a Apoiadora Erislane Aparecida de Oliveira Silva é uma grande atuante na discussão sobre saúde. Com 37 anos, a Eris, como é carinhosamente conhecida, é formada em Enfermagem pela Faculdade de Quatro Marcos, pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e Saúde Pública pelo Instituto MT de Pós-Graduação (IMP) e também possui pós-graduação em Enfermagem Materno, Neonatal e do Lactente pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC).

A paraense de Jacundá possui capacitação em Ferramenta de Apoio de Planejamento e Orçamento em Saúde, Orçamento e Planejamento do SUS, em Hanseníase, Nutrição Materna Infantil, Treinamento Bom Funcionamento da Unidade Móvel, Capacitação em Feridas e Curativos voltados para Enfermagem e tantas outras. Eris também é palestrante e já atuou diversos projetos, como Amamentação sem Mistérios, Saúde na Escola e Orientação e Treinamento para Cuidados com Bebês e Crianças.

A experiência profissional da Erislane também é ampla. Atuou como Assessora de Gabinete da Saúde (2011-2012) e Coordenadora de Atenção Básica (2012) na Secretaria de Saúde de Tangará da Serra, como docente no Curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e no Curso Técnico em Enfermagem no Módulo Saúde da Mulher pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Tangará da Serra), docente no Instituto Concluir no Curso de Auxiliar Administrativo, docente no curso de Operador de Caixa no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Coordenadora de Atenção Básica (2013-2014), Enfermeira Estratégia Saúde da Família (2015-2016) e Diretora de Planejamento em Saúde (2017-maio de 2018) na Secretaria de Saúde de Araputanga.

Desde abril de 2016 a Eris é Apoiadora Regional Oeste do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e se dedica integralmente ao Projeto, o tomando como prioridade profissional. Confira a seguir uma entrevista com essa grande conhecedora da saúde.

Cosems: Como você avalia o Projeto Apoiadores?

Eris: Avalio o projeto como algo extraordinário que veio para contribuir na construção de uma nova história para o Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua?

Eris: A minha região é maravilhosa, muito afeto, companheirismo, cuidado e união. É o que nos define. O problema de um é problema de todos, um ajuda o outro de todas as formas, há uma ligação forte na Região Oeste, ela não trabalha no individualismo e sim no coletivo.

Cosems: O que mudou desde que entrou no apoio?

Eris: Primeiro na minha vida mudou tudo, me emociono ao falar do projeto pois ele fez o diferencial na minha vida profissional e pessoal. O projeto tem o poder de unir, cuidar, proteger, amparar, orientar. Mesmo com a troca de gestores há uma continuidade na história daquele município, percebemos que este elo gestor e apoiador fortalecem e ajudam na continuidade do processo.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e da saúde no estado, e sua região?

Eris: Acho que o momento político e econômico dificulta um pouco os trabalhos e ações, onde tem que se fazer mais com menos. Mas vejo os espaços colegiados sendo fortalecidos mesmo em meio as dificuldades.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems e da saúde?

Eris: Espero que possamos ser fortalecidos sempre e que os direitos a saúde sejam sempre garantidos. Que possamos ter olhos de cuidados com o nosso povo, como diz Geny (Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes é Coordenadora Estadual do Projeto Rede Colaborativa de Apoiadores do Cosems/MT) “somos cuidadores de sonhos e de vidas”. Que possamos sempre nos esforçar para oferecer sempre o melhor para o próximo.

Compartilhar