Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Nivea, a doçura somada a uma personalidade marcante

Publicado em:
26 de setembro de 2018

20180726_191126A entrevistada de hoje é a Apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) da Regional Alto Tapajós Nivea Maria Gomes da Silva, de 43 anos. Nascida em Foz do Iguaçu e residente do município de Paranaíta, Nivea é considerada uma pessoa muito doce e com uma personalidade marcante.

A apoiadora gosta muito de estar em contato com os pacientes, escutar e buscar atendê-los de forma humanizada e com qualidade. Esse dom veio desde pequena, quando com 13 anos, em 1987, acompanhava a sua mãe que trabalhava no Posto de Saúde Ana Nery. Ainda adolescente, acompanhava as equipes que saiam para fazer vacina na zona rural ajudando a fazer as marcações nas carteirinhas de vacina.

Este foi só o princípio da vida pública para Nivea. Em 1990 a adolescente começou a trabalhar na recepção do Posto de Saúde Ana Nery, em 1992 trabalhou na Secretaria de Assistência Social e, ainda com 17 anos em 1993 começou a trabalhar no Gabinete da Secretaria de Saúde de Alta Floresta na parte administrativa. Segundo a apoiadora não era fácil o trabalho naquela época, pois os relatórios eram todos feitos manualmente, com várias vias, e encaminhados para a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).

E a história da Nivea com a saúde ainda não acabou. Em 1997 começou a trabalhar na Secretaria de Saúde de Carlinda como concursada no cargo de Assessor Administrativo. Permaneceu na vaga até 2014, quando pediu exoneração e achou que não ia mais voltar à vida pública novamente.

Doce engano da apoiadora. Ela ficou por quase dois anos afastada do serviço público quando foi convidada para trabalhar na Secretaria de Saúde de Paranaíta como responsável pelo Complexo Regulador do Município, cargo que ocupou até poucos dias. Nivea se lembra de que, quando foi convidada para voltar a fazer parte da saúde pública, ouviu do Prefeito que este era seu destino. E não tenha dúvida que é mesmo.

Bacharel em Administração pela Faculdade de Sinop (Fasipe), a Nivea atualmente tem uma dedicação exclusiva como Apoiadora da Região Alto Tapajós, que é composta por seis municípios. Com o seu jeitinho e maestria ela vai tecendo as prioridades na região e está sempre atenta às necessidades regionais. Experiência com regulação de processos é com ela mesma. Confira a seguir a entrevista com a Apoiadora Nivea.

Cosems: Quando você iniciou como Apoiadora no Cosems?

Nivea: Iniciei no Projeto em março de 2017, quando fui indicada pelo Gestor do meu município na época Marcelo Costa e após análise de currículo e entrevista fui selecionada para fazer parte do Projeto. Embora tendo conhecimento da existência do Cosems não tinha conhecimento de um projeto desta grandeza, que busca estar em contato permanente com os Gestores Municipais.

Cosems: Como você avalia este Projeto?

Nivea: Este projeto veio para fortalecer a gestão municipal, no qual os Gestores passaram a ter mais visibilidade, passaram a dialogar com mais frequência e a compartilhar experiências, melhorando assim a capacidade da gestão, além de que o mesmo promove processos de qualificação. Além do que os Gestores passaram a ter informação em tempo real dos documentos como Portarias, Leis e Resoluções do Ministério da Saúde.  O mesmo também permite a escuta qualificada e nos faz refletir juntos sua atuação como liderança no município. Não podendo deixar de destacar que o projeto é uma ferramenta poderosa para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua?

Nivea: Na Região Alto Tapajós os Gestores são muito unidos, as trocas de informações são frequentes e ambos são muito sensibilizados um com o outro. Os Gestores não medem esforços em se autoajudarem.

Cosems: O que mudou desde quando entrou no apoio?

Nivea: A forma de pensar e agir dos Gestores dos seis municípios. Ambos passaram a trabalhar em conjunto em busca do mesmo ideal, o que fortalece a região e tem proporcionado aos Gestores um espaço de grande aprendizado. Propor melhoria para a saúde de uma população de mais de cem mil habitantes, isso fortalece a região.

A região permanece cada vez mais unida e vejo isto nas reuniões de Colegiado de Gestores Municipais (CGM). Particularmente tenho procurado acompanhar o quanto os Gestores Municipais e suas equipes trabalham arduamente para oferecer o melhor para seus usuários. Mesmo perante as dificuldades financeiras estes profissionais não desistem nunca, e isso faz a diferença.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e da saúde no estado e sua região?

Nivea: Garantia no fortalecimento e na autonomia na representação dos Gestores Municipais de Saúde, além da ampliação da capacidade técnica para o enfrentamento de responsabilidades pela gestão pública nos municípios e ainda laborar pelo fortalecimento do SUS, pelo aprimoramento das relações entre os entes federativos, pela ampliação e pela qualidade dos serviços de saúde prestado à população. Garantir os direitos da saúde aos usuários.

Outro grande desafio do Cosems é dar continuidade ao Projeto Apoiador Rede Colaborativa.

Um grande desafio da região é conseguir implantar serviços de média e alta complexidade, visto a distância da capital. Sem contar a distância que três municípios têm que percorrer para buscar atendimento especializado, em rodovias não pavimentadas totalmente e de difícil acesso em tempos de chuva.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems e da Saúde?

Nivea: Que o Cosems continue se fortalecendo, promovendo momentos de estudos aos municípios e permaneça com esta mesma garra, demonstrando cada vez mais sua transparência nas ações. Que continue sempre buscando assessorar os municípios e ser um defensor dos municípios.

Quanto à saúde temos que trabalhar para garantir atendimento humanizado a nossa população, em que os nossos governantes trabalhem realmente em políticas públicas de saúde, fazendo valer os direitos dos usuários.

Compartilhar