Foi realizada no dia 16 de dezembro, de forma remota, a 12ª Reunião do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Alto Tapajós. Estiveram presentes a Secretária de Saúde Apiacás e Vice-Regional Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa, a Secretária de Saúde de Alta Floresta Sandra Correa de Mello, Secretária de Saúde de Nova Bandeirantes Jair Habowski e o Apoiador Cosems/MT Valdecir Correia Paz.
A reunião contou com alguns destaques, entre eles a conquista da sapataria no âmbito do município de Alta Floresta, para a fabricação de adaptação de palmilhas e calçados para pessoas atingidas pela hanseníase e homenagem aos gestores e apoio Cosems/MT pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo na saúde da região Alto Tapajós.
As pautas debatidas foram:
1) Compilado do levantamento de demanda na especialidade de Oftalmologia de Média e Alta Complexidade da Região Alto Tapajós;
2) Plano de Trabalho Regional – COSEMS/MT – 2022;
3) Definição do calendário de reuniões CGM – 2022;
4) Discussão sobre a situação da Casa de Apoio no município de Alta Floresta – MT;
5) Discussão de Pauta de CIR.
6) Informes: Socialização da 11ª Reunião de Diretoria do COSEMS/MT em 2021; Socialização da 11ª Reunião Ordinária de CIB/MT em 2021.
Os encaminhamentos foram:
- Inclusão de pauta de CIR: levantamento da demanda na especialidade de Oftalmologia de Média e Alta Complexidade da Região Alto Tapajós;
- Plano de Trabalho Regional – COSEMS/MT: Priorização para o 1º Quadrimestre de 2022 para a avaliação dos Instrumentos de Planejamento do DigiSUS Gestor e programação de capacitação sobre a temática “Programa Previne Brasil”, solicitando a possibilidade da participação da apoiadora e técnica do sistema e-SUS AB da região Vale do Arinos, considerando a experiência exitosa no alcance das metas de todos os municípios da referida região, sendo destaques no ranking do Estado de Mato Grosso;
- Retomada das reuniões de CGM e CIR em formato presencial a partir da competência janeiro/2022;
- Oportunização na reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde para abordar a problemática referente a Casa de Apoio do município de Alta Floresta/MT, a fim de analisar a situação junto aos Prefeitos da Região Alto Tapajós.


