Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Região Alto Tapajós promove CGM e Oficina de Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Planejamento

Publicado em:
17 de maio de 2022

1

Foi realizada no dia 16 de maio, no Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Alto Tapajós. Estiveram presentes no encontro 83% dos gestores, entre eles a Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestora de Apiacás, Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa, a Vice-regional Suplente e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, os Gestores de Alta Floresta, José Aparecido de Souza, de Carlinda, Daiane Rosa da Silva, de Nova Monte Verde, Ana Carina Effting, e o Apoiador Valdecir Correia Paz.

As pautas debatidas foram a Portaria GM/MS nº 937, de 5 de maio de 2022, que institui o Programa Cuida Mais Brasil para o ano de 2022, com a finalidade de aprimorar a assistência à saúde materno-infantil e da mulher no âmbito da Atenção Primária à Saúde; Seleção de educandos nº 007/2022/DG/ESPMT/SES-MT para o Curso de Especialização em Hansenologia; Discussão de Pauta de CIR.

Os informes foram a socialização da 3ª Reunião de Diretoria do Cosems/MT em 2022 e da 3ª Reunião Ordinária de CIB/MT em 2022. Os encaminhamentos: pautar em reunião de CIR-AT, a possibilidade de habilitar todos os municípios da região, para o recebimento do incentivo financeiro e seus respectivos valores referentes ao Programa Cuida Mais Brasil; Definição de vaga e aprovação de profissional médico do município de Paranaíta/MT, para realizar o Curso de Especialização em Hansenologia.

Como resultado destaque teve o alinhamento entre os gestores, sobre as demandas do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Alto Tapajós e cirurgias eletivas no âmbito do município de Paranaíta.

Já no período vespertino, foi realizada a Oficina de Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Planejamento do SUS Região Alto Tapajós, com a presença dos Gestores de Saúde de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta, dos Técnicos de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta e da Equipe Técnica do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta Participação do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, com o objetivo de pactuar indicadores de interesse regional. Quem ministrou a oficina foi o Apoiador Valdecir Correia Paz.

Os principais temas debatidos foram:

. A importância do aperfeiçoamento das informações do Plano Municipal de Saúde – Ciclo 2022-2025, sendo: Análise Situacional (Estrutura do Sistema de Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Condições Sociossanitárias; Fluxos de Acesso; Recursos Financeiros da Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde e Gestão);

. Definição de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores do Plano Municipal de Saúde e Programação Anual de Saúde – 2022;

. Processo de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Saúde, por meio de Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e Relatório Anual de Gestão.

Dentre os encaminhamentos ficaram o envio de materiais para subsidia-los no aprimoramento dos Instrumentos de Planejamento do SUS e Definição dos indicadores de competência municipal e, posterior envio ao Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, para compilar os indicadores em comum de cada município, a fim de obter o elenco de indicadores regional.

Compartilhar