Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Região Alto Tapajós reúne gestores em reuniões do CGM e CIR

Publicado em:
19 de maio de 2023

No dia 17 de maio foi promovida a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Alto Tapajós, de forma híbrida (Online e Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Alto Tapajós). O encontro contou com 100% da presença dos Gestores, entre eles a Vice-regional Titular e Secretária de Apiacás, Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa, a Vice-regional Suplente e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, de Alta Floresta, José Aparecido de Souza, de Carlinda, Daiane Rosa da Silva, Nova Bandeirantes, Jair Habowski, Nova Monte Verde, Flavia Martins Corrêa, e o Apoiador Valdecir Correia Paz.

As pautas debatidas foram: Comunicação em Saúde / Boletim de Legislação: Portaria GM/MS nº 544, de 3 de maio de 2023; Ofício/CT/CRIDAC/SES/MT n° 004, de 24 de abril de 2023; Portaria GM/MS Nº 597, de 12 de maio de 2023; 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso; XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde; Fluxo dos encaminhamentos de pacientes para cirurgias eletivas – Paranaíta; Discussão sobre a Portaria nº 372/2023/GBSES – Programa Mais MT Cirurgias; Discussão sobre os exames de imagem pelo CISRAT (Credenciamento da EPX); Discussão de Pauta de CIR.

Foram informadas a socialização da 3ª Reunião de Diretoria do COSEMS/MT em 2023 e da 3ª Reunião Ordinária de CIB/MT em 2023. Como encaminhamento: Organizar o fluxo de cirurgias eletivas no âmbito municipal, visando a melhoria dos encaminhamentos de pacientes para atendimento no Hospital Municipal de Paranaíta; Analisar propostas para cadastro no programa “Gov MT Fila Zero na Cirurgia”.

Já no dia 18 ocorreu a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) no ambiente virtual. Participaram os membros da CIR Alto Tapajós, Apoiador, Técnicos do ERS de Alta Floresta e 83,33% dos Gestores, entre eles a Vice-regional Suplente e Gestora de Paranaíta, os Gestores de Alta Floresta, Carlinda, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde. A pauta debatida foi a adesão regional ao Planifica SUS.

Como informe: Soro Antivenenos; Diagnóstico laboratorial de Dengue; Controle de qualidade de exames laboratoriais regional; Definição de data para Oficina Regional do PRI – Planejamento Regional Integrado; Comunicado de credenciamento de ESF – Nova Bandeirantes; Comunicado de credenciamento de ESB – Nova Bandeirantes; Comunicado de credenciamento de ESB – Alta Floresta.

Os encaminhamentos foram:

  • Oficialização da Adesão ao PlanificaSUS na região Alto Tapajós, conforme consenso entre os gestores de saúde.
  • Necessidade de adequação do Projeto de custeio da Atenção Primária (Emenda Parlamentar) do município de Nova Bandeirantes.
  • Orientações aos municípios quanto ao uso adequado dos soros antibotrópicos e antilaquético, devido ao baixo estoque disponível para distribuição.
  • Visita da carreta do CRIDAC na região Alto Tapajós, entre os dias 12 à 16/06/2023, sendo necessário o levantamento das necessidades dos municípios em relação a Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).
  • Encaminhar as amostras de coletas dos exames de hanseníase para o Controle de Qualidade dos Exames Laboratoriais realizado pelo Laboratório Central do Estado de Mato Grosso – LACEN/MT.
  • Verificação dos Alvarás Sanitários dos Laboratórios de Análises Clínicas no município de Nova Bandeirantes/MT.
  • Definição da agenda PRI Região Alto Tapajós: Data: 06/06/2023, horário: 13h30, local: Online.

Todas as pautas de reunião CIR – Região Alto Tapajós foram aprovadas, sem ressalvas.

Compartilhar