No dia 21 de junho foi promovida a 6ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde da Região Alto Tapajós, no Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta. O encontro contou com a presença de 83,33% dos gestores, incluindo a Vice-regional Titular e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, a Vice-regional Suplente e Gestora de Alta Floresta, Lucia Maria Tizo de Almeida, e os Gestores Elaine Juviniano de Lima de Carlinda, Anderson Rodrigues dos Santos de Nova Monte Verde, Aurea Cristina Carrion de Apiacás, e o Apoiador Valdecir Correia Paz. Na oportunidade teve o acolhimento da Secretária de Apiacás.
As pautas debatidas foram: Monitoramento dos Instrumentos de Gestão do SUS; Censo Nacional das UBS do SUS; Programa SUS Digital; Pontos de Telessaúde no âmbito do Programa SUS Digital; Programa Mais Saúde com Agente; Programa Mais Acesso a Especialistas; Comunicação em Saúde (Boletim de Legislação); Discussão de Pauta de CIR. Os informes foram: Socialização da 5ª Agenda “Pós CIT” – Rede CONASEMS-COSEMS, da 4ª Reunião Ordinária da Diretoria do Cosems/MT e da 4ª Reunião Ordinária da CIB/MT.
Como encaminhamentos ficaram:
- Verificar junto ao Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta sobre a Capacitação de Gerenciamento de Riscos e Qualificação das Ações da Vigilância Sanitária a ser realizado no município de Nova Bandeirantes/MT.
- Averiguar junto ao Cosems/MT sobre as seguintes demandas da Reunião de Diretoria: Propostas para análise do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – Valoriza GTES-SUS e Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual.
- Envio da Resolução que trata do Fluxo da Linha de Cuidado de Obesidade.
- Solicitar suporte da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso sobre as e-Multi credenciadas e não homologadas pelo Ministério da Saúde (Apiacás e Paranaíta).
No mesmo dia teve a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional, com a presença de 83,33% dos gestores, membros da CIR – Alto Tapajós, Apoiador e Técnicos do ERS de Alta Floresta.
As pautas debatidas foram:
- Para o custeio da Saúde – Despacho Nº 107646/2024/GBSES/SES.
- Prorrogação do prazo para cumprimento do objeto constante no Termo de Compromisso n° 574/2022 – Cofinanciamento Estadual Excepcional de Investimento de Paranaíta.
- Prorrogação do prazo para cumprimento do objeto constante no Termo de Compromisso n° 573/2022 – Cofinanciamento Estadual Excepcional de Investimento de Paranaíta.
- Prorrogação do prazo para execução do recurso financeiro previsto na Portaria GB/SES/MT nº 933/2021 (observação do período restritivo eleitoral).
- Adesão do VIGIAGUA municipal ao Laboratório Regional de Análise de Água de Alta Floresta.
- Fluxo de envio de amostras e forma pagamento dos insumos para o Laboratório Regional de Análise de Água de Alta Floresta.
Os informes foram:
- II Jornada de Imunização em Cuiabá.
- Credenciamento de 2 Equipes de Saúde da Família – Carlinda.
- Credenciamento de 1 Equipe de Saúde Bucal – Carlinda.
- Curso Saúde da Pessoa Idosa ofertados pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
- Agosto Dourado MT.
- Implementação da amamentação e alimentação complementar saudável.
- Retirada de Bombas Costais Manuais em Cuiabá.
- Situação da distribuição de Vitamina “A”.
As pautas da reunião CIR foram aprovadas sem ressalvas e serão encaminhadas para apreciação e aprovação na CIB/MT.