No dia 23 de julho foi promovida a 7ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Alto Tapajós. O encontro foi virtual e contou com a participação de 100% dos gestores, incluindo a Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, a Vice-regional Suplente e Gestora de Alta Floresta, Lucia Maria Tizo de Almeida, e os Gestores de Apiacás, Aurea Cristina Carrion, de Carlinda, Elaine Juviniano de Lima, de Nova Bandeirantes, Jair Habowski, de Nova Monte Verde, Anderson Rodrigues dos Santos, e o Apoiador Valdecir Correia Paz.
As pautas debatidas foram: Monitoramento dos Instrumentos de Gestão do SUS; Programa Mais Acesso a Especialistas; Incentivo de Atividade Física na Atenção Primária à Saúde; Censo Nacional das UBS do SUS; Situação de Adesão ao Programa Saúde Digital MT (SES/MT); Revisão de Teto MAC Ambulatorial e Hospitalar; Programação Pactuada e Integrada (PPI); 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (5ªCNSTT); Comunicação em Saúde (Boletim de Legislação); Discussão de Pauta de CIR; e Socialização da 6ª Agenda “Pós CIT” – Rede CONASEMS-COSEMS.
Como encaminhamento todas as pautas da região Alto Tapajós foram aprovadas, bem como, realizados os devidos encaminhamentos por intermédio do Apoio Cosems/MT.
No mesmo dia teve a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), com a presença de 100% dos Gestores, Membros da CIR – Alto Tapajós, Apoiador e Técnicos do ERS de Alta Floresta.
As pautas debatidas foram: Relatório de Produção de Cirurgias Eletivas do HRAFAS; Vagas para Curso Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI – Criança). Os informes e discussões foram: Apresentação da nova Diretora Técnica do HRAFAS, Encontro Estadual da Gestão do Trabalho e a Educação na Saúde – Nova data, INDICASUS – Decreto nº 130/2023 – Monitoramento da Região Alta Tapajós x In Loco, Andamento do Monitoramento das Estratégico de Vacinação – MEV, Reunião Regional Gerenciamento do Risco Sanitário e Gestão de Qualidade na Vigilância Sanitária / Processo de Descentralização; Fluxo da Descentralização do Componente Especializado SAF – Regional; Capacitação em Biologia, Ecologia e Medidas de Controle dos vetores da Malária, Leishmaniose, Doenças de Chagas e principais Arboviroses de interesse de Saúde Pública e SIES – Paranaíta e Alta Floresta.
As pautas da reunião CIR – Região Alto Tapajós foram aprovadas sem ressalvas e serão encaminhadas para apreciação e aprovação na CIB/MT.