Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Região Araguaia Xingu debate pautas no CGM e CIR

Publicado em:
17 de junho de 2024

No dia 14 de junho foram realizadas as Reuniões do Colegiado de Gestores Municipais (CGM), no pavilhão da igreja católica de Porto Alegre do Norte, e da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Araguaia Xingu, na sede do Escritório Regional de Porto Alegre do Norte.

Participaram o Vice-regional Titular e Gestor de Porto Alegre do Norte, Romeu Martinez, e a Vice-regional e Gestora de Vila Rica, Maristela Carvalho Camargo, Confresa a Gestora de Edna Reis, de Canabrava do Norte a Gestora Gabriela Pereira Lima, e os Suplentes de Santa Terezinha, de São José do Xingu, de Santa Cruz do Xingu, e a equipe do ERS, e a Apoiadora Heloiza Morais.

Neste dia, ocorreram diversas atividades importantes em Porto Alegre do Norte. Pela manhã, na Igreja Católica, houve um evento significativo. No âmbito da saúde, foram feitos ajustes no plano operativo do Hospital Municipal de Confresa, visando sua aprovação na CIR (Comissão Intergestores Regional). Na reunião da CIR foi aprovado o plano operacional do hospital municipal de Confresa, além de pautas sobre emendas parlamentares, custeio para aquisição de ambulância, construção de UBS (Unidade Básica de Saúde) e compra de materiais de média e alta complexidade para o hospital.

Durante a reunião, foram discutidas também a prestação de contas do consórcio do CISAX, que agora incluirá novas especialidades. No entanto, há dificuldades em contratar profissionais para a região. Destacou-se a aprovação da proposta do “Fila Zero” de Confresa (nº 062/2024) na CIR. Houve apresentação de inconsistências na notificação e destruição dos soros brotopico pela vigilância epidemiológica.

Foi discutida a proposta de matriciamento para cirurgia bariátrica, visando preparar os pacientes nos municípios para que o Hospital Metropolitano possa realizar todas as cirurgias propostas mensalmente. Foram trazidas as demandas pendentes desde 2009 do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), que precisam ser regularizadas. Além disso, mencionou-se a inscrição no curso de tabagismo e a quantidade de inscritos por município.

Falou-se também sobre a Lei 14.886, de 11 de junho, que torna obrigatória a vacinação nas escolas. O controle da insulina foi abordado, destacando a necessidade de organização para que os farmacêuticos lidem com a destruição adequada das insulinas na farmácia. Por fim, foi mencionada uma reunião da vigilância sanitária marcada para 27 de agosto em Confresa, destinada aos gestores e técnicos de cada município.

Esses foram os principais pontos discutidos e decisões tomadas durante este dia de trabalho e planejamento em Porto Alegre do Norte.

Compartilhar