Ocorreu no dia 21 de junho, a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Centro Norte da Região Centro Norte, em Diamantino. A reunião contou com a presença do Conselheiro Fiscal e Gestor de Diamantino, Itamar Martins Bonfim, o gestor de Rosário Oeste, Anderson Rodrigues de Sá, a Gestora de Nova Maringá, Meryhelen Birkhah e Silva Nascimento, a gestora de Nortelândia, Elena Regina Campanholi, Danielle Priscilla Tavares Wasselai, gestora de Alto Paraguai, suplente de Nobres, Loiva Regina Zimmer Takase, Marilete C. M. Stiffens, suplente de Nova Maringá, e a Apoiadora Lilian Rosa Tavares da Silva Bernardo. Estiveram também os técnicos de regulação: Ana Karla Martins Souza, de São José do Rio Claro, Andrea Silva Duarte e Rosevel Moraes Silva, de Diamantino, Nilo Malaquias de Souza Neto, de Alto Paraguai.
As pautas abordadas foram: Acolhimento gestora de Alto Paraguai; SISREG Hospitalar, SISREG Ambulatorial; Programa Sus Digital – Ministério da Saúde; Portaria GM/MS nº 3.691, de 23 de maio de 2024, institui a Ação Estratégica SUS Digital – Telessaúde; Programa Saúde Digital – SES/MT; Escolha do Vice Regional Suplente/Cosems da Região Centro Norte; Informes. Como encaminhamento ficou a realização de Oficina de PPI no mês de julho; Escolha do Vice Regional Suplente da Região foi a gestora de Nortelândia, Elena R. Campanholi.
No período Vespertino foi realizada a 5ª Reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR), com a presença da Diretora do ERS de Diamantino, Sandra Guimarães, e sua equipe técnica, e a participação de 100% dos munícipios da região.
Em visita ao ERS/MT, a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde/SES/MT, Siriana Maria da Silva, Marilene Padilha Costa, Miriam Iara Scherer, contribuíram participando da reunião de CIR, auxiliando sobre o processo de encaminhamento das demandas discutidas.
Os Informes foram Calendário Lira; Plano de Contingência; SAMU 192; Especialização em Auditoria; Prestação de Contas Portaria 933 UDR; Portaria Incentivo Hanseníase; Senso UBS; SUS Digital; Saúde Digital; Diagnóstico Situacional; Pessoa com Deficiência Odontológica; Valorização da Gestão Trabalho e Educação Permanente em Saúde; Sífilis Congênita; Amamenta e Alimenta Brasil; Desafios da Saúde Mental com a participação de Mauricio Capra do Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde – LAIS/UFRN, com ação formativa mediada por tecnologia, com foco no cuidado da saúde mental.