Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Região Garças Araguaia debate pautas no CGM e CIR

Publicado em:
26 de fevereiro de 2024

No dia 22 de fevereiro, foi promovida a 1ª Reunião do Colegiado de Gestores Municipais (CGM), na Sala de Reuniões do ERS/BG. Participaram do evento o Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestor de Torixoréu, Magno Sousa Martins Vieira, e os Gestores Narciso Correa (Araguaiana), Salete Terezinha Lauermann (Barra do Garças), Wickytor Vilela (General Carneiro), Daianna Jéssica Rocha Batista (Nova Xavantina), Renata Martins de Oliveira do Carmo (Novo São Joaquim), Clenia Monteiro (Pontal do Araguaia), Reigiele Parreira Nascimento (Ponte Branca), Rafaela Ferreira Ribeiro (Ribeirãozinho), e o Apoiador Danyllo Prados.

Também estavam presentes os Técnicos dos Municípios, os Técnicos do ERS/BG, o Franco Danny Manciolli Oliveira (Diretor do ERS/BG), os representantes do NIR e gestão de Barra do Garças e a Virginia Patricia Oiveira (Secretária Executiva CISGA).

A reunião se inicia com a apresentação da nova gestora de saúde de Barra do Garças e sua equipe de gestão e NIR do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, que é o hospital de referência regional. A gestora ressaltou a importância estratégica de posicionar Barra do Garças como um modelo de referência para a região, visando instigar uma sinergia efetiva e compartilhamento de recursos entre os municípios da Região Garças Araguaia. Os relatos dos gestores presentes, incluindo o Vice Regional, lançaram luz sobre os obstáculos enfrentados durante os anos anteriores em relação à regulação em Barra do Garças. No entanto, foi consensual entre eles destacar uma mudança notável com a atual gestão, caracterizada por uma postura mais acessível e aberta ao diálogo.

O 1° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de MT, foi tema discutido na reunião, sendo destacado a importância da presença de todos no evento, que se apresenta como uma oportunidade ímpar para fortalecer a gestão e saúde pública nos municípios. Foi ressaltado pelo apoiador a oportunidade de compartilhar seus trabalhos na mostra de experiências exitosas, agendada para ocorrer durante o evento. Esta iniciativa proporcionará uma plataforma única para que os municípios exponham suas práticas bem-sucedidas, fomentando a troca de conhecimento e inspirando a implementação de melhorias em todo o estado. Foi apresentada a programação destacando as oficinas de “Introdução às Redes Sociais” e “Conhecendo a Nova Lei de Licitação”.

Foram apresentados os resultados do Previne Brasil referente ao 3° quadrimestre de 2023, destacando os pontos fortes e fracos de cada município e da região. Com o intuito de chamar a atenção dos gestores para eventuais mudanças, o apoiador relata sobre a nova proposta de financiamento da APS apresentada na CIT realizada no dia 01/02/2024, evidenciando a possibilidade de 15 novos indicadores além do financiamento baseado no acompanhamento, qualidade e número de equipes no território.

Foi realizado um alerta aos gestores dos municípios de Barra do Garças, Campinápolis, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia e Torixoréu que foram credenciados para a implantação de equipes eMulti em seus territórios. O apoiador descreve o passo a passo e enfatiza o prazo para cadastramento das equipes para a homologação.

Os gestores da região também foram orientados da necessidade de realização das etapas municipais para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, marcadas para serem executadas entre fevereiro e abril de 2024.

A reunião foi finalizada com um momento de confraternização, oferecido pela nova gestora de Barra do Garças, sinalizando assim um capítulo promissor na busca pela excelência na saúde regional, unindo esforços para superar desafios históricos e promover o bem-estar da comunidade.

Na data ainda foi realizada a 1ª Reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR), com a presença do Vice-regional Titular e Gestor de Torixoréu, e os Gestores de Araguaiana, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Ribeirãozinho e o Apoiador do Cosems/MT. Também participaram o Diretor do ERS/BG), o Diretor e Representantes do DSEI Xavante e os Técnicos dos Municípios e do ERS/BG.

Foram realizados informes de importância regional, destacando-se o convite a todos para a participação no 1° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de MT. A equipe de vigilância pede a atenção dos municípios diante do aumento do número de casos de Dengue, enfatizando na necessidade de rápida ação dos municípios em caso de notificações dos casos suspeitos.

Entre os temas para discussão, está a apresentação do DSEI Xavante sobre os dados da região onde o distrito atua, justificando a deficiência na realização do pré-natal com a falta de profissionais para a atuação no extenso território sob responsabilidade. Os representantes indígenas presentes enfatizaram a necessidade de melhora nos atendimentos e atenção à saúde indígena. Foi dialogado sobre a logística e armazenamento de soro antiofídico para a distribuição nos municípios da região e fluxo de regulação, onde os gestores pedem a atenção do município de Barra do Garças quanto ao cumprimento do fluxo construído na região, apresentado em reuniões e aprovado pela Resolução CIB/MT n° 780, de 14/12/2023, principalmente quanto ao transporte sanitário. Por fim foram aprovadas as resoluções e proposições operacionais dos municípios da região.

Compartilhar