No dia 14 de novembro, a nova sede do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças (ERS/BG) recebeu a 8ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Garças Araguaia. Estiveram presentes o Vice-regional Titular do Cosems/MT, Magno Sousa Martins Vieira, além de gestores municipais de Araguaiana, Narciso Correa, de Barra do Garças, Salete Terezinha Lauermann, de Campinápolis, Fabiano Oliveira Alves, de Nova Xavantina, Daianna Jéssica Rocha Batista, de Pontal do Araguaia, Clenia Monteiro, de Ponte Branca, Reigiele Parreira Nascimento, de Ribeirãozinho, Rafaela Ribeiro e técnicos dos municípios.
Um dos destaques da reunião foi o diálogo sobre a regulação de pacientes na região. Os gestores discutiram o cumprimento do fluxo previamente acordado e receberam uma devolutiva do município de Barra do Garças, informando sobre os avanços no conserto de equipamentos ortopédicos, incluindo o arco cirúrgico, essencial para o atendimento de cirurgias ortopédicas na região. Na sequência, foram apresentados informes de importância regional e municipal. Os resultados dos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) referentes ao segundo quadrimestre de 2024 foram divulgados, com o compromisso de que um resumo detalhado da situação da região será enviado a cada gestor, conforme a prática usual. Além disso, discutiu-se questão dos saldos financeiros em contas municipais. Foi ressaltada a necessidade de realizar a transposição e transferência dos saldos conforme as novas disposições da Lei Complementar nº 205/2024, que atualiza a LC nº 172/2020. Os gestores foram alertados de que os municípios têm até o final do ano para utilizar os saldos financeiros recebidos até 31 de dezembro de 2022.
No mesmo dia, foi realizada a 8ª Reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) com participação dos gestores municipais de Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneio, Nova Xavantina e Pontal do Araguaia, do Diretor do ERS/BG, Franco Danny Manciolli Oliveira, dos Técnicos do ERS/BG e membros do CISGA. Onde foram realizados os informes do ERS/BG e aprovações de proposições operacionais dos municípios da região.