Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Região Garças Araguaia reúne colegiado no CGM e CIR

Publicado em:
20 de outubro de 2025

No dia 15 de outubro foi realizada a 8ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Garças Araguaia, na sala de reuniões do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças. A reunião contou com a participação da Vice-Regional Suplente e Gestora de Nova Xavantina, Daianna Rocha, além dos gestores de saúde dos municípios de Araguaiana (Narciso Corrêa), Barra do Garças (Salete Lauermann), Campinápolis (Suelen Gomes), General Carneiro (Carlos Dias) e Pontal do Araguaia (Clênia Monteiro), representantes técnicos dos municípios e o Apoiador Danyllo Prados.

Foram destaques na reunião a pesquisa “Fala aí, Gestor!”, a apresentação da Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE), o Encontro Regional de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária e o tema “Fortalecendo a Fitoterapia no SUS”. Também foram abordadas a Lei Complementar nº 217/2025, referente à transposição e transferência de saldos fundo a fundo, a implantação das Salas de Estabilização, o monitoramento do SIOPS e dos instrumentos de planejamento do SUS, o andamento do Planejamento Regional Integrado (PRI) e o alerta sobre casos importados de sarampo. Foram repassadas ainda informações sobre a agenda de novembro e a Oficina de Organização da Rede de Atenção à Saúde da Região Garças Araguaia.

No período da tarde, foi realizada a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional da Região Garças Araguaia (CIR/GA), com a participação dos mesmos presentes no CGM, além do Vice-Regional Titular e Gestor de Torixoréu, Magno Vieira, do Diretor do ERS/BG, Franco Danny Manciolli Oliveira, técnicos do ERS/BG. Foi destacada a Portaria GM/MS nº 8.284/2025 e a formação das CIES municipais. Foram apresentadas e aprovadas proposições referentes ao custeio de serviços, incrementos ao Piso da Atenção Primária e Plano de Ação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Nos informes, destacaram-se pautas sobre as equipes volantes do PATE, Salas de Estabilização, cirurgias bariátricas, programa Fila Zero e orientações sobre o DigiSUS. A reunião foi finalizada com a participação da presidência do Cosems/MT, Marco Felipe, que reforçou a importância da articulação regional e da Oficina de Organização da Rede de Atenção à Saúde como espaço de fortalecimento da gestão municipal.

Compartilhar