Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Região Garças Araguaia reúne gestores no CGM e CIR

Publicado em:
21 de agosto de 2025

No dia 19 de agosto foi realizada a 6ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Garças Araguaia, na sala de reuniões do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças. A reunião contou com a participação da Conselheira Fiscal Suplente do Cosems/MT e Gestora de Novo São Joaquim, Edna Reis, do Vice-Regional Titular e Gestor de Torixoréu, Magno Vieira, da Vice-Regional Suplente e Gestora de Nova Xavantina, Daianna Batista, além dos gestores de saúde dos municípios de Araguaiana (Narciso Corrêa), Campinápolis (Suelen Gomes), General Carneiro (Carlos Dias) e Pontal do Araguaia (Clênia Monteiro), representantes técnicos dos municípios e o Apoiador Danyllo Prados.

A reunião teve início com informes sobre o Curso Ser Gestor 2025, ressaltando-se a importância da realização tanto pelos gestores quanto pelas equipes técnicas municipais. Foi apresentado o curso do Conasems sobre os Indicadores de Qualidade da APS, com incentivo à participação dos profissionais de Saúde da Família e divulgação da oficina presencial que ocorrerá em setembro, em Cuiabá. Na sequência, discutiu-se a situação epidemiológica do sarampo, o lançamento da nova versão do CADSUS, orientações sobre a retirada do hipoclorito de sódio, o monitoramento do SIOPS e o acompanhamento dos instrumentos de planejamento do SUS, com destaque para os prazos de entrega do PMS 2026-2029. Também foram repassadas informações sobre o Encontro Estadual de Auditoria, além de orientações sobre a agenda de reuniões de setembro. A reunião foi finalizada com a leitura da pauta da CIR e com discussão entre os gestores sobre a realização de cirurgias bariátricas na região, por meio do consórcio intermunicipal.

No período da tarde, foi realizada a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional da Região Garças Araguaia (CIR), com a participação dos mesmos presentes no CGM, além do Diretor do ERS/BG, Franco Danny Manciolli Oliveira, técnicos do ERS/BG. A reunião apresentou informes gerais, cursos e capacitações, além da mobilização da Campanha Setembro. Foram aprovadas pactuações e resoluções e apresentados os 13 indicadores de saúde a serem acompanhados, com oficinas quadrimestrais de monitoramento. Também foram discutidos os desafios das cirurgias ortopédicas no Programa Fila Zero, a regularização dos hospitais e informes sobre programas e instrumentos de planejamento do SUS.

Compartilhar