Foi realizada no dia 16 de março a Reunião do Colegiado Gestores Municipais (CGM) e Roda de Conversa sobre a Reprogramação do PPI na Região Norte Mato-grossense na Prev Colíder. O encontro contou com a presença de 83,66% dos gestores da região e seus respectivos técnicos, entre eles a Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestora de Nova Guarira, Elisiane Schuster, a agora eleita Vice-regional Suplente e Gestora de Itaúba, Ana Paula Tomim da Silva, os Gestores de Colíder, Marcelândia e Nova Santa Helena, e a Apoiadora Elizângela Dias Viotto.
As pautas debatidas foram: Informes e orientações da Oficina Previne Brasil MT; Reavaliação dos instrumentos de gestão no DigiSUS 2018/2021 e 2022/2025; Regulamento das experiências de Mato Grosso para o Congresso Nacional em Campo Grande; Vacinação Covid novo processo de trabalho; Resultados Programa Imuniza +MT; Inscrição dos profissionais ACE e ACS – programa saúde com agente; Aumento do recurso financeiro do PAICI; Abertura de uma nova agenda para inserção de procedimentos e cirurgias no Programa Cirurgia +MT.
Os encaminhamentos da Reunião Ampliada foram:
- Levantamento das demandas e posterior reprogramação conforme necessidade e realidade de cada município, montar o processo técnico (CMS e CIR) para processamento dos dados e ser apreciado/resolução CIB;
- Oficina Regional PPI – para melhor subsidiar os técnicos sobre esse processo de trabalho.
Já os encaminhamentos do CGM foram:
- Oficina Regional Previne Brasil;
- Oficina para Elaboração dos Instrumentos de Gestão 2022/2025;
- Organizar os processos de trabalho em relação às inscrições dos ACS e ACEs para o Programa Saúde com Agente;
- Organizar a construção para participação dos municípios da região Norte Mato-grossense com experiências exitosas para avaliação do COSEMS;
- Nova Eleição do representes regionais na diretoria do COSEMS (Vice Regional: Gislaine Maria da Silva, Suplente: Ana Paula Tomim).
- Apresentação do novo gestor do município de Nova Guarita: Sr. Moacir Jacó Talini.
Dentre os destaques esteve no Planejamento das Ações de Educação Permanente da Região Norte Mato-grossense e inúmeras dúvidas sanadas. Também foram repassadas as informações para subsidiar as equipes técnicas e gestão nas resolutividades das ações e estratégias direcionadas à saúde pública da comunidade local.



