No dia 10 de outubro foram realizadas, de forma virtual, a 9ª Reuniões do Colegiado Gestores Municipais (CGM) e a 9ª Reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Norte Mato-grossense.
A reunião de CGM ocorreu no período matutino e estiveram presentes os gestores e técnicos, totalizando 83,33% dos gestores e 100% dos técnicos que compõe o colegiado. A reunião foi conduzida pelo Vice-regional Suplente Franciano Renato Perego (gestor de Colíder) e a apoiadora Elizângela Dias Viotto.
As pautas debatidas no CGM foram: Oficina de Territorialização (Devolutiva dos municípios – Execução); Oficina de Orçamento; Monitoramento dos Instrumentos de Gestão; Piso da Enfermagem; Agenda dos Gestores; Planejamento Regional Integrado – PRI (DOMI); Fluxo de Urgência e Emergência (Atualizado pós Reunião Ampliada); Congresso SUL, SUDESTE E CENTRO OESTE; Portaria 4.153 28/11/2022 – Pactuação; Apresentação da servidora de Itaúba em relação a agenda da Oficina de Imunização do TCE; Indicadores Previne Brasil.
A reunião da CIR foi no período vespertino e estavam presentes a Diretora do ERS/Colíder Grazielle Scarpin Guimarães, juntamente com a equipe técnica do ERS/Colíder e 100% dos gestores da região e seus respectivos técnicos representantes da APS e Vigilância em Saúde.
Os encaminhamentos do CGM:
- Pactuação de EPS do Delta Script – Indicadores pelo técnico Juliano do município de Nova Santa Helena;
- Pactuação de EPS do e-Gestor – Avaliação e Monitoramento dos dados em saúde;
- Definir o gestor que irá representar a Região Norte Mato-grossense no Congresso SUL, Sudeste e Centro Oeste;
- Definir o município que estará recebendo o incentivo da PV-VISA para entrega da demanda até 31/10/2023 ao COSEMS/MT;
- Apoiar e ajudar os municípios da região com a fragilidade de falta de insumos e imunobiológicos na sala de vacina através dos municípios com estoques dentro da normalidade.
Os encaminhamentos da CIR:
- Organização do sistema CIES em relação aos inseticidas, pois não estão em concordância com as planilhas enviadas ao ERS/Colíder, dar baixa e avaliar o quantitativo de insumos presentes no território;
- Organizar os cadastros dos técnicos no sistema GAL para a inserção das amostras de água que a partir de novembro/2023 serão analisadas pelo município de Colíder (laboratório regional) e tem como exigência estarem todas as amostradas cadastradas no sistema Gal;
- Encaminhar via oficio o levantamento dos técnico-servidores que necessitam de treinamento no setor de vigilância sanitária ao ERS/Colíder.
- Os municípios que ainda não fizeram a prestação de contas da portaria 933/2021 e 240/2022 (Unidade Descentralizada – R$ 33.000,00) solicitar por oficio prorrogação de prazo até 31/10/2023;
- Pactuado e consenso de mudança da próxima reunião de CGM/CIR para o dia 01/11/2023;
- Programar uma data para discussão do novo PAC/Saúde com o objetivo e conduzir o processo de forma eficiente para evitar prejuízos aos municípios.