A Reunião do Colegiado Gestores Municipais (CGM) da Região Sudoeste Mato-grossense foi realizada no dia 17 de dezembro na Escola do Legislativo de Pontes e Lacerda. Participaram do encontro o Apoiador Cosems/MT da região Cristian Eduardo Bonapaz, o Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestor de Campos de Júlio Odair Cezar Morch, o Vice-regional Suplente e Gestor de Comodoro Fabio Henrique Carrato, as gestoras de Pontes e Lacerda Luana Aparecida de Souza, de Conquista D’Oeste Nalva Aguiar Graciote, de Vila Bela da Santíssima Trindade Clara Leticia Indalecio Olivo e da SMS de Vila Bela Katiuce.
As pautas debatidas foram:
- Equipe Multidisciplinar de Aconselhamento para Realização de Laqueadura Tubária e Vasectomia (EMA) – Campos de Júlio e Vila Bela já estão com equipes habilitadas; Comodoro, Conquista e Pontes e Lacerda estão com projetos prontos; Nova Lacerda, Figueirópolis, Jauru, Vale de São Domingos e Rondolândia precisam fazer o projeto e referenciar os procedimentos para o Hospital Evangélico de Mato Grosso (Vila Bela);
- Leitos de UTI do Hospital Vale do Guaporé – Conforme Resolução CIB que aprova o Plano de Expansão dos leitos de UTI em MT, com aproveitamento dos Leitos de UTI Covid, o Hospital Vale do Guaporé terá 12 meses para adequar a estrutura e habilitar junto ao Ministério da Saúde os Leitos Covid em UTI Geral Adulto;
- Atualização dos gestores do SCNES no site do CNES – Conquista, Figueirópolis, Vila Bela e Pontes e Lacerda estão com os dados desatualizados;
- Concessão de OPM pelo CRIDAC – Conforme Memorando Circular o CRIDAC estará fazendo a concessão de Cadeira de Rodas e Cadeira de Rodas Motorizada mediante negativa dos CER II quanto a impossibilidade de concessão;
- Informes: Lei Complementar nº 172 e 181; Vacinação COVID; Expansão do Planifica SUS em MT; Termos da Portaria nº 933/GBSES/2021 e dos Recursos de cofinanciamento excepcional (Jauru, Nova Lacerda e Figueirópolis); Reunião do PRI.
Dentre os encaminhamentos estão que os municípios de Nova Lacerda, Figueirópolis D’Oeste, Jauru e Vale de São Domingos realizarão o projeto de equipe EMA e encaminhar ao ERS para análise; os municípios de Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda devem realizar a atualização dos gestores no site do CNES.
No mesmo dia foi promovida a Reunião da Comissão Gestores Municipais (CGM) na Escola do Legislativo de Pontes e Lacerda. Participaram do evento o Apoiador Cosems/MT da região Cristian Eduardo Bonapaz, o Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestor de Campos de Júlio Odair Cezar Morch, o Vice-regional Suplente e Gestor de Comodoro Fabio Henrique Carrato, os gestores de Pontes e Lacerda Luana Aparecida de Souza, de Conquista D’Oeste Nalva Aguiar Graciote, de Vila Bela da Santíssima Trindade Clara Leticia Indalecio Olivo, de Jauru Andreia Lopes Alves, de Nova Lacerda Rinaldo Miranda Constanci e de Rondolândia Wilianeis Teixeira de Paulo.
Também estavam presentes a Diretora do ERS Ilda, a Secretária Executiva da CIR Márcia Cleide, da SMS Jauru Edvaldo, da SMS Vila Bela Katiuce, da SMS Conquista Flaviana e Adilso, do Escritório Regional de Saúde de Pontes e Lacerda Ana Carolina e Nara, da SES/MT Cecilia, Dalcy e Vilma.
As pautas debatidas foram:
- Planos de Contingência das Arboviroses urbanas Zika Vírus, Dengue e Chikungunya 2021-2022;
- Calendário de Reuniões da CIR em 2022;
- Equipe Multidisciplinar de Aconselhamento (EMA) para as ações de planejamento reprodutivo dos municípios da região;
- Atendimento do Hospital São Luiz e a demora na liberação de imagens e laudos de Ressonância Magnética.



