Foi realizada, no Auditório do Corpo de Bombeiros de Pontes e Lacerda, a Reunião do Colegiado Gestores Municipais (CGM) da Região Sudoeste e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Guaporé (CISVAG). O encontro foi dia 17 de março e debateu as pautas de revisão do valor de contribuição do consórcio, passando de R$ 1,00 per capta para R$ 1,50, e contribuição adicional sem valor de limite; revisão das leis municipais; ajustes no Planejamento 2022 com novo valor de contribuição e do PAICI; Projeto MT + Cirurgias.
Participaram Gestor de Campos de Júlio e Vice-regional Titular do Cosems/MT, Cezar, Gestor de Comodoro e Suplente do Vice-regional, Fábio, Gestora de Conquista D’Oeste, Nalva, Gestora de Figueirópolis D’Oeste, Silvia, Gestor de Nova Lacerda, Rinaldo, Gestor de Pontes e Lacerda, Marcelo, Gestora de Vila Bela da Santíssima Trindade, Clara, Técnica Figueirópolis D’Oeste, Claudineia, Técnica Nova Lacerda Ana Lucia, Ex-gestora e Técnica de Pontes e Lacerda, Luana, Técnica Vila Bela, Katiuce, Secretária Executiva CISVAG, Marcia Aparecida e Apoiador Cosems/MT, Cristian Eduardo Bonapaz.
Dentre os encaminhamentos estão a recomendação da ampliação da equipe técnica do CISVAG para conseguir atender adequadamente os municípios e aquisição de sistema de informação para o faturamento dos procedimentos realizados via consórcio; verificação junto ao ERSPL para inserir as solicitações de cirurgias, exames e procedimentos realizados na região no sistema SISREG.
No mesmo dia, no período vespertino, foi promovida a Reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR). Participaram os integrantes do CGM, mais a Diretora do ERS, Ilda, Secretária Executiva da CIR, Márcia Cleide, as Técnicas do ERS Ana Carolina, Katia e Elisa e o Técnico Conquista D’Oeste Adilson.
As pautas debatidas foram: PO – Plano Operativo para incremento de Teto MAC do município de Campos de Júlio; PO – Transporte Sanitário com recursos de emenda parlamentar federal para o município de Nova Lacerda; Emenda Parlamentar de Nova Lacerda de transporte sanitário.
Os informes foram:
Vigilância em Saúde – Campanha de Vacinação contra Sarampo e Influenza 2022; Notificações de Violência Interpessoal/Auto provocada – municípios estão silenciosos no sistema SINAN.
Atenção à Saúde – Seminário Estadual de Promoção à Saúde de 05 a 07 de abril em Cuiabá; Diagnóstico situacional das PICS encaminhado via e-mail; Ofício referente ao Programa Crescer Saudável – acompanhamento dos resultados; PSE 2022 trabalhará com saúde mental e obesidade, Semana Saúde na Escola abordará sobre Covid-19; Curso Pré-natal na APS – indicado a Enf. Luana de Pontes e Lacerda para ser multiplicadora na região.
Regulação – Processos para realização de procedimentos/exames; Contrato FEEF de USG com Doppler – utilizado código do TCE no processo de licitação e contemplou apenas USG de Fluxo Obstétrico.
Encaminhamento: Deixar saldo do procedimento de USG com Doppler de fluxo obstétrico e reprogramar com o valor de 2021.
COSEMS – Programa Previne Brasil – cadastros devem ser com CPF ou CNS iniciando com o código 7; Registros de vacinação devem ser no dia, via CDS quando não puder fazer no dia e fazer os registros anteriores de todas as vacinas que estão no cartão, inclusive as realizadas em clínicas particulares; Programa Mais Médicos e Médicos Pelo Brasil – diferença de contratação dos profissionais e o pagamento de auxílio moradia.
Vigilância Ambiental – Treinamento em Malária no município de Comodoro no período de 04 a 08/04/2022, podendo participar os municípios próximos; Municípios estão deixando de enviar as larvas e lâminas para revisão do ERSPL.
Direção ERS – No dia da reunião de CIR não haverá expediente devido a falta de equipe suficiente para participar da reunião e atender ao público.
Informes de Emendas Parlamentares:
Campos de Júlio – Emendas estaduais para incremento MAC e ambulância;
Vila Bela – Emendas estaduais para ambulâncias, incremento PAB e equipamentos para o Hospital Evangélico.







