Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Região Sul discute diversas pautas em CGM e CIR

Publicado em:
22 de abril de 2022

4

Foram realizadas no dia 19 de abril a Reunião do Colegiado Gestores Municipais (CGM) e da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Sul. Participaram do encontro a Apoiadora Katlin Cristina de Oliveira Fernandes e 17 gestores e sete suplentes, entre eles o Vice-regional Suplente Cosems/MT e Gestor de Santo Antônio do Leste, Marcos da Silva Alves, e os membros:

Os Gestores de Alto Garças, Domingos Martins, de Juscimeira, Nassin El Din Farah, de São José do Povo, Sara Vieira Freire, de Dom Aquino, Claudio Adriano do Amarante, de Guiratinga, Rosanea P. de Araújo Nascimento, de Pedra Preta, Viviane Santana Orlato, de Poxoréu, Cátia Lina Souza Lino, de Rondonópolis, Cida Pereira, de São Pedro da Cipa, Wilson Virginio Lima, de Paranatinga, Eli Gomes De Oliveira e de Jaciara, Robson Casanova. Os Suplentes de Itiquira, Ariane, de Campo Verde, Enf Noemi, de Alto Taquari, Milka e de Primavera do Leste, Jania.

Ainda estavam presentes a Equipe técnica do Escritório Regional em Saúde, a Diretora do ERS Sra. Marilza e a Secretaria executiva da CIR Mirian, a Equipe gestora da Santa Casa de Misericórdia e Hospital do Câncer de Rondonópolis Gestora Administrativa Vera Lúcia Freitas e Gerente da Maternidade Natacha, a Equipe gerencia hospital regional Irma Elza Geovanela de Rondonópolis Dra. Kênia e a Secretária Executiva do Consórcio Municipal de Saúde Região Sul Mato-grossense Eulice Idalina.

Todas as pautas sugeridas foram dialogadas, aprovadas e os encaminhamentos disparados, incluindo a aprovação das Atas de CIR anterior e divulgação dos informes sobre a CIB que foram repassados. Houve um forte dialogo sobre a participação no Congresso Nacional em julho, onde se faz necessário os gestores realizarem a inscrição. Todos se comprometeram a realizarem as inscrições e desenvolver junto às gestões as ações necessárias.

As principais pautas debatidas foram:

Consórcio Regional de Saúde Região Sul de Mato Grosso

Cirurgias Eletivas – Mais MT e Portaria federal de Cirurgias Eletivas.

Hospital regional Irmã Elza Geovanela e a falta de referências em otorrino, oftalmologia, cirurgião urológico e geral para situações especificas.

Referências em ginecologia e avaliação com cirurgião cardíaco junto a referência de nossa Santa Casa de Misericórdia.

Realização da Oficina Previne Brasil em dois momentos com a participação do Coordenador Estadual e Apoiadora Convidada ISA.

Dialogo sobre a participação de 100% dos gestores em saúde de nossa regional no XXXVI Congresso Nacional do CONASEMS nos dias 12 a 15 de julho de 2022, no estado de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. Onde ressaltei a importância da participação de todos.

Dialogo explicativo sobre a inscrição dos trabalhos a serem apresentados no Congresso Nacional do Conasems das experiencias exitosas em saúde de todas as gestões, onde o prazo final para inscrição está findando.

Também dialogamos dos valores da inscrição, meios de locomoção, estadia, estande e produtos que seremos responsáveis em levar para estarem dispostos em nosso dia no estande.

Dialogo sobre as ferramentas de gestão, onde expliquei detalhadamente a necessidade do termino das mesmas.

Dialogo sobre a importância do dia D das vacinas e onde localizar os recursos para a realização destas ações.

Dialogo pactuado em CGM sobre o momento para tratar especificamente de demandas do Consórcio Municipal de Saúde, mediante a pretensão do aumento de serviços oferecidos pelo mesmo.

As principais dúvidas levantadas:

A dúvidas mais preocupantes ainda são sobre as referências em otorrino, urologia, retirada de bolsas de colostomia, oftalmologia e cirurgias neurológicas. A demora da execução, a falta dos profissionais para execução destas demandas em urgência no hospital regional irmã Elza Geovanela a muito não são realizadas pelo mesmo, e com isto as gestões são obrigadas a executarem estas ações com recurso próprio, o que fragiliza as gestões para aplicarem estes recursos em outras ações já planejadas para estes recursos. Ficando assim outra gama de usuários desassistidos. 

Os encaminhamentos foram:

  • Construir os documentos de envio a SES sobre as necessidades mais urgentes para a regional no que tange as referências inexistentes no Hospital Regional Irmã Elza Geovanela, local que precisa de solução em caráter de urgência. Pois se tornou totalmente dispendioso o quanto as gestões estão tendo que arcar financeiramente com urgências de responsabilidade e pactuadas com a alta complexidade que é de responsabilidade estadual.
  • Atualização e publicização do fluxo em regulação SISREG para urgências em ginecologia que se tem como referência a Santa De Misericórdia De Rondonópolis já aprovado e existente. Mas que precisam as 19 gestões terem um diálogo qualificado empoderado e atualizado.
  • Construção e publicização do fluxo em regulação SISREG na regional para avaliação com cirurgião cardíaco, que se tem como referência a Santa De Misericórdia De Rondonópolis, mas que precisam as 19 gestões ter um diálogo qualificado empoderado e para entendimento de seguimento legal deste fluxo.

Ainda foi realizado O Café Com Prosa Anual, com uma manhã de diálogo com a equipe em educação permanente, gestores e técnicos presentes onde todos dialogaram expondo suas dúvidas, anseios, e expectativas junto ao cotidiano do SUS enquanto gestores e equipes em gestão. Todos presentes participaram ativamente, onde tivemos dinâmica, troca de experiencias e muita prosa boa e empoderada de um viajar junto a história do SUS de forma forte, clara e com muito desabafo e riso e um delicioso café.

 

Compartilhar