No dia 17 de maio foi promovida a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Alto Tapajós, no Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta. Participaram do evento 83,33% dos Gestores da Região, incluindo a Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestora de Apiacás, Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa, a Vice-regional Suplente e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, os Gestores de Alta Floresta, Lucia Maria Tizo de Almeida, de Carlinda, Elaine Juviniano de Lima, de Nova Monte Verde, Anderson Rodrigues dos Santos, e o Apoiador Valdecir Correia Paz.
As pautas debatidas foram: Monitoramento dos Instrumentos de Gestão do SUS; Repasse do cofinanciamento federal do Piso de Atenção Primária à Saúde; Comunicação em Saúde (Boletim de Legislação); Capacitação “Planejamento no SUS: da análise da situação de saúde à elaboração de instrumentos de planejamento e gestão”; Discussão de Pauta de CIR. Os informes: Socialização da 4ª Agenda “Pós CIT” – Rede CONASEMS-COSEMS, da 3ª Reunião Ordinária da Diretoria do Cosems/MT e da 3ª Reunião Ordinária da CIB/MT.
Os encaminhamentos foram:
- Devolutiva do município de Paranaíta sobre o Projeto Cirurgias Eletivas realizado no Hospital Municipal Alípio Candido da Silva.
- Oficializar município que apresentará Experiência Exitosa nas próximas reuniões de Diretoria COSEMS/MT e CIB/MT.
- Solicitar pauta de CIT sobre as resoluções CIB/MT que tratam da revisão de Teto MAC.
- Oficializar alteração de Vice Regional da Região Alto Tapajós.
No mesmo dia foi realizada a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) com a presença de 66,66% dos Gestores de Saúde da Região Alto Tapajós, sendo: Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa – Apiacás, Elaine Juviniano de Lima – Carlinda, Anderson Rodrigues dos Santos – Nova Monte Verde e Andreia Fabiana dos Reis – Paranaíta, incluindo os Membros da CIR – Alto Tapajós, os Técnicos do ERS de Alta Floresta e o Apoiador.
As pautas discutidas foram: Credenciamento Equipe de Saúde Bucal Paranaíta; Regulação Ambulatorial; Aprovação do Plano de Aplicação do recurso financeiro de custeio, no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para o município de Apiacás, conforme o Projeto de Fortalecimento das Ações e Serviços de Saúde.
Os informes e discussões foram:
- Assistência Farmacêutica – Componente Especializado – Descentralização;
- Uso da medicação Gliclazida no Programa Diabetes;
- Portaria 3.558/GBMS/2024 – Recurso Programa Hanseníase;
- Capacitação sobre autocuidado apoiado em Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus no âmbito da Atenção Básica em Saúde de Mato Grosso”;
- Especialização em Auditoria no SUS – Edital;
- Capacitação em atendimento odontológico à pessoa com deficiência – Distribuição das vagas na Região Alto Tapajós;
- Capacitação em Terapia Comunitária Integrativa – TCI;
- Fluxo e demanda de insumos para atender as análises de água dos municípios no laboratório Regional de Alta Floresta;
- Apresentação Emenda Parlamentar Estadual nº234, Termo de Compromisso nº155/2024, no valor de 200.000,00 (duzentos mil) ações e serviços de Média Complexidade (Apiacás);
- Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – 27 de maio a 14 de junho (dia “D” 08/06/2024);
- Orientações a respeito da Portaria n°0252 de 25 de Abril de 2024;
- Dia Mundial de Combate ao Tabaco “31 de Maio” tema: Tabagismo- prevenção a cigarro, narguilé e cigarro eletrônico;
- Link Formulário do 1ª quadrimestre dos atendimentos realizados para o tratamento do tabagismo da Rede do SUS;
- Curso de Tratamento do Tabagismo;
- Programa Nacional de Controle do Tabagismo e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária 22/05/2024;
- Encontro Estadual Online referente ao Tabaco com participação do RT de Alta Floresta 24/05/2024.
- Prestação de contas Termo de Compromisso nº 552/2022 do município de Apiacás.
As pautas da reunião foram aprovadas sem ressalvas e serão encaminhadas para apreciação e aprovação na CIB/MT.
No dia também foi realizada a ação “Gestor do SUS com Orgulho!”, uma homenagem dos Gestores da Região Alto Tapajós aos profissionais da saúde por meio das fantasias utilizadas nas campanhas de saúde, sendo uma forma criativa e simbólica de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais.
Essas homenagens, além de serem criativas e simbólicas, fortalecem a relação entre os gestores, os profissionais de saúde e a comunidade, promovendo um ambiente de solidariedade e reconhecimento. Por meio das fantasias, os Gestores conseguem destacar o trabalho essencial dos profissionais de saúde, engajar a população e promover a conscientização sobre a importância da saúde pública.