No dia 18 de fevereiro foi realizada as Reuniões da Comissão Intergestores Regionais (CIR) e do Colegiado Gestores Municipais (CGM) da Região Sul. Estiveram presentes 17 Gestores e seus suplentes oficiais e técnicos das 19 gestões, incluindo o Vice-presidente Cosems/MT e Gestor de Itiquira, Flavio Alexandre, o Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestor de Alto Taquari, Michel Lucas Rocha, os Gestores de Alto Garças, Domingos Martins, de Paranatinga, Jane Ribeiro De Souza, de Primavera do Leste, Maria Roseli Aparecida Correia, de Juscimeira, Nassin El Din Farah, de Santo Antônio do Leste, Marcos da Silva Alves, de São José do Povo, Sara Vieira Freire, de Alto Araguaia, Cleomar Vilela Rodrigues, de Dom Aquino, Claudio Adriano do Amarante, de Araguainha, Valter Rubens Alves Dias, de Campo Verde, Edna Queiroz, de Guiratinga, Rosanea de Araújo Nascimento, de Pedra Preta, Vivane Santana Orlato, de Poxoréu, Cátia Lina Souza Lino, de Rondonópolis, Izalba Diva De Albuquerque, de Tesouro, Elenita de Souza Santos Oliveira e os suplentes oficiais e técnicos das 19 gestões.
Ainda estiveram presentes a Secretaria Executiva do Cosems/MT, Ana Paula Louzada dos Anjos, a Secretária Executiva do Coress, Eulice Eulália, o Prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, a Vice-Prefeita, Angelita Rodrigues Silva Amorim, como também da CIR estiveram presente a Diretora, Marilza Vieira do Nascimento, a Secretaria Executiva da CIR Miriam e todos técnicos do Escritório Regional de Rondonópolis.
Dentre os principais temas debatidos estavam: Regulação estadual – SISREG; Cirurgias eletivas – Mais MT; Hospital Regional Irmã Elza Geovanella; Instrumentos de gestão; Previne Brasil – indicadores e estratégias de avanço; Resultados de cada gestão junto ao Previne Brasil; Grupos de diálogo do whatsapp e sua importância; Importância da participação dos gestores nos espaços de diálogo: CGM, CIR, Reunião de Diretoria Cosems e CIB estadual.
Também foi dialogado com o consórcio sobre a importância dos termos de contratos e diálogo sobre marcar uma data para a prestação de contas anual, ficando acordado em acontecer dia 17 de março de 2022 no município de Dom Aquino com gestores e prefeitos, como também a realização no mesmo local do CGM de forma itinerante.
As dúvidas levantadas se pautaram em como ficará a situação de total fragilidade do Hospital Regional de Rondonópolis. Ficou acordado de agendar um momento especifico com o Estado/SES para buscar soluções para as referências que não suportam mais a realidade populacional e as demais referências pactuadas e que não estão disponíveis em nossa regional. O Vice-regional Cosems irá oficiar a SES para agendar esta data. Tal questão causa problemas junto às gestões e usuários. Já com a criação do CAC na regional, os membros foram escolhidos democraticamente e com total concordância de todos.
O encaminhamento foi construir os documentos de envio à SES sobre agenda com o Secretário de Saúde para tratar do aumento do PAIC; situação do Hospital Regional em Ortopedia e demais referências que estão em falta; criação do CAC de acompanhamento, não só das regulações, mas de todos as habilitações existentes na regional; agenda para 3 oficinas micro com participação da Apoiadora e do Coordenador Estadual Cosems para os próximos meses.
Os destaques foram: Avanços junto ao Previne Brasil, mas que requerem cuidado e acompanhamento total; Participação 100% do CGM e CIR e diálogo totalmente participativo, com avanços grandiosos em inteiração e total fortalecimento das gestões; Construção dos instrumentos de gestão como Plano Municipal de Saúde e PAS 2022; Resposta a todas as demandas solicitadas; Retirada dos kits disponibilizados; Atualização dos emails administrativos das gestões.







