No dia 29 de agosto ocorreu a 8ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Alto Tapajós, no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Alto Tapajós – CISRAT. O evento contou com a presença de 100% dos gestores, entre eles a Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestora de Apiacás, Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa, a Vice-regional Suplente e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, e os gestores José Aparecido de Souza de Alta Floresta, Daiane Rosa da Silva de Carlinda, Jair Habowski de Nova Bandeirantes, Flavia Martins Corrêa de Nova Monte Verde e Apoiador Valdecir Correia Paz.
As pautas debatidas foram: Comunicação em Saúde / Boletim de Legislação; Critérios e procedimentos para o repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermagem e o repasse referente ao exercício de 2023; Pagamento por Desempenho da Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde – APS, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS; Discussão de Pauta de CIR; Socialização da 6ª Reunião de Diretoria do COSEMS/MT em 2023; Socialização da 6ª Reunião Ordinária de CIB/MT em 2023.
Como encaminhamento ficou: Oficializar ao Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa – CRIDAC a necessidade de atendimentos nas especialidades de Otorrinolaringologia, Ortopedia e Neuropediatria, para os usuários dos municípios da Região Alto Tapajós; Organização do Fluxo de Regulação dos pacientes de Urgência e Emergência da Região Alto Tapajós.
Como destaque a participação ativa de 100% dos Gestores e atuação das Vice-regionais (Titular e Suplente) e do Apoiador realizando o processo organizacional, planejamento e apoio permanente.
No período vespertino foi promovida a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), no Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, com a presença dos PRESENÇA de 100% dos gestores, dos membros da CIR, Técnicos do ERS de Alta Floresta e Apoiador.
Os informes foram: Adequação dos laboratórios entomológicos – Equipamentos para identificação de animais peçonhentos; Laboratório de Água – Ofício nº 13471/2023/DIRERSAF/SES; Índice de Vulnerabilidade Clínica Funcional – Saúde do Idoso; Reorganização do Serviço de Saúde Bucal – Novos Indicadores. Como pauta foi a pactuação do PlanificaSUS – Região Alto Tapajós.
Como encaminhamentos:
- CGM: Solicitar ao COSEMS/MT que articule junto a SES/MT sobre a possibilidade da participação de representantes dos ERS na Reunião Temática da Regulação, a ser realizada no dia 12/09/2023, em Cuiabá/MT, considerando a importância da discussão, encaminhamentos e validação de documento, de acordo com a realidade de cada região.
- Alta Floresta: Prazo para respostas sobre os encaminhamentos do Laboratório de Água, até o dia 06/09/2023.
- Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde: Disponibilizar equipamentos para identificação de animais peçonhentos em laboratórios entomológicos.
- Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta – ERSAF: Encaminhar material informativo sobre o Índice de Vulnerabilidade Clínica Funcional – IVCF Saúde do Idoso.
- Oficina da Multivacinação sobre o Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, regiões Alto Tapajós e Vale do Peixoto, prevista para o período de 18 a 20/09/2023.
A pauta da reunião CIR – Região Alto Tapajós foi aprovada sem ressalvas.