No dia 20 de abril foi promovida a 4ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Saúde (CGM) da Região Alto Tapajós, de forma remota. Participaram do encontro 66,66% dos Gestores da região, incluindo a Vice-regional Titular Cosems/MT e Gestora de Apiacás, Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa, os Gestores de Alta Floresta, José Aparecido de Souza, de Nova Bandeirantes, Jair Habowski, de Nova Monte Verde, Flávia Martins Corrêa, e o Apoiador do Cosems/MT, Valdecir Correia Paz.
As pautas debatidas foram: Comunicação em Saúde (Boletim de Legislação); Etapa para selecionar e indicar experiências sobre as estratégias de enfrentamento das baixas coberturas vacinais para participação da Oficina Nacional ImunizaSUS; Resolução CIB/MT Ad Referendum nº 10, de 05 de abril de 2023; Discussão de Pauta de CIR.
Os informes foram: trabalhos da região Alto Tapajós selecionados para representar Mato Grosso no Congresso Nacional do Conasems: “Sling Trainer – Inovação em Terapia” (Paranaíta); Trabalhos da região Alto Tapajós selecionados para receberem a Menção Honrosa: “Projeto Visão do Futuro” (Apiacás) e “O melhor remédio é o diálogo: medicamento de atenção especializada” (Paranaíta).
Como encaminhamentos ficaram: Agendar reunião com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Alto Tapajós – CISRAT para análise e discussão sobre a possibilidade da execução do Programa “Mais MT Cirurgia”/“Fila Zero na Cirurgia”; Solicitar à equipe técnica do Cosems, o resultado dos trabalhos selecionados para representar o Cosems de Mato Grosso no Congresso Nacional do Conasems.
Como destaque da reunião: Mobilização para que os municípios registrem as experiências das estratégias de fortalecimento das ações de imunização no território municipal; Seleção da experiência do município de Paranaíta, sobre as estratégias de enfrentamento das baixas coberturas vacinais, em que representará a região Alto Tapajós na Oficina Nacional ImunizaSUS.
No mesmo dia, ainda de forma remota, foi realizada a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) da região. Estavam presentes os Gestores que participaram do CGM, incluindo a Vice-regional Suplente e Gestora de Paranaíta, Andreia Fabiana dos Reis, os membros da CIR – Alto Tapajós, os Técnicos do ERS de Alta Floresta e o Apoiador Cosems/MT.
Os informes e discussões foram: Agenda de Trabalho para Oficina do PRI (Planos Municipais de Saúde); Oficina – Plano de erradicação da Malária; Plano de Contingência para as arboviroses; Troca do insumo Cielo por Fludora; Ecopontos; Decreto Estadual 1.514 e Lei Complementar 740/2022 – Indicadores da Saúde para participação na arrecadação de ICMS.
Como encaminhamentos:
- Região Alto Tapajós: Criação do grupo de trabalho do PRI com os seguintes representantes: gestores, técnicos dos municípios, equipe do ERS, Apoiador Cosems e demais que se fizerem necessários; Estabelecer agenda com datas e locais pré-definidos; ERS oficializar os encaminhamentos aos municípios da região;
- Região Alto Tapajós: Indicar 03 (três) técnicos, podendo ser da Vigilância Epidemiológica, Ambiente ou Laboratório, para participar da Oficina sobre o Plano de erradicação da Malária;
- Alta Floresta, Apiacás, Carlinda e Nova Monte Verde: Encaminhar levantamento de Ecopontos do município;
- Região Alto Tapajós: Considerando a realidade dos municípios, buscar discutir junto ao Cosems/MT e SES/MT sobre a possibilidade da revisão dos indicadores de ICMS: Proporção de cura de tuberculose; Proporção de cura de hanseníase e; Internação por condições sensíveis;
- Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta: Organização para receber a visita da carreta do Imuniza Mais MT;
- Região Alto Tapajós: Encaminhar as dúvidas relacionadas ao IndicaSUS ao ERS.
Como destaque, todas as pautas de reunião CIR Região Alto Tapajós foram aprovadas, sem ressalvas.