Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Saúde em Mato Grosso: ações de destaque

Publicado em:
16 de agosto de 2019

Reunião de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) e Reunião de Comissão Intergestores Regional (CIR) na Região Vale do Arinos.

 width=  width=

Reunião macrorregional de discussão do projeto de Cirurgias Eletivas – Oeste e Sudoeste.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

No dia 09 de agosto foi realizado o Programa Saúde na Escola (PSE) nas aldeias Tanguro, Etdzaitipre, Novo Paraíso, São Joaquim, São Domingos, Atserere, onde 176 alunos passaram por avaliação antropométrica e teste de visão. A equipe agradece a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) que se dispôs a ajudar e ao Walderson por acompanhar a equipe. Esta foi uma ação da Secretaria de Saúde de Canarana.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

No dia 09 de agosto foi realizado mais um encontro do Grupo de Hipertensos e Diabéticos do município de Novo Santo Antônio, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), em que foram realizados aferição de PA, teste glicêmico, orientações em saúde e um café da manhã com apresentação de opções de alimentação saudável. Equipes envolvidas: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Estratégia Saúde da Família (ESF), UDR.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Diamantino presta serviços à comunidade e empresas. Eles fizeram atendimento e palestra na empresa Bungue.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Recepção aos participantes da Oficina Plano de Contingência das Arboviroses, em Campo Verde. O evento contou com a participação da equipe multidisciplinar do Escritório Regional de Saúde (ERS), da equipe do ERS Rafael, Maria Cristina e Márcia, do Prefeito Fábio e o secretário Altair. A equipe também agradece a presença dos técnicos de Juscimeira, Jaciara e São Pedro.

 width=  width=  width=

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Pedra Preta realizou a 1° Amostra dos Artesanatos, que foram confeccionados nas oficinas. A ação visa comemorar o Dia dos Pais e possibilitar a integração entre os usuários.

 width=  width=  width=  width=  width=

Campanha antirrábica começou em Apiacás.

 width=  width=

Governo Municipal de Porto Alegre do Norte realiza ações do PSE na Estadual Antônia Leão dos Santos no município, contou com a participação de  profissionais da ESF, Nasf,profissionais da escola e  Coordenação de Atenção Básica. Mais informações no link.

 width=  width=  width=

Iniciando o “Agosto Dourado “que tem como tema em 2019: A proteção social parental equitativa em todas as suas formas, para ajudar as mulheres a amamentaram de forma mais exitosa, em Porto Alegre do Norte.

A Campanha teve início no ESF II, com um dia voltado para as mamães e crianças menores de 5 anos, onde foram realizados cálculo do IMC e atualização vacinal. Houve ainda sorteio de um berço. As equipes dos ESF’s, Pronto atendimento, Agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias e secretaria municipal de saúde irão trabalhar durante todo o mês na campanha para atender o maior número de lactantes possível. Mais informações no link.

 width=  width=   width=  width= width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Ação em Santa Carmem.

 width=  width=

Visita da Secretária de Saúde de Diamantino e sua equipe de enfermeiras e enfermeiros da Atenção Primária à exposição de arte “Arte de Amamentar”. Uma iniciativa importante para a promoção do aleitamento materno, demonstrando compreensão dos objetivos da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde em realizar eventos para promover as políticas de saúde pública, sensibilizando a população mato-grossense.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=

A Vigilância Sanitária de Diamantino promoveu nos dias 12 e 13 a oficina Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com parceria do Sebrae.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=

Caps fala sobre Saúde Mental para os colaboradores da empresa JBS, em Diamantino.

 

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Para encerrar as atividades desenvolvidas pelas equipes das unidades básicas sobre o Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde de Jaciara ofereceu um café da manhã, palestra e sorteio de brindes no dia 15 de agosto na Academia de Saúde – Praça JK. Marcaram presença futuras mamães, as que já são mães e seus filhos.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Primavera do Leste realizou no dia 12 de agosto o workshop de abertura do PlanificaSUS na Câmara Municipal. A ERS de Rondonópolis também apoiou a ação.

 width= width=

A equipe da UBS Dário Moreira de Souza – Programa Saúde da Família (PSF) 4, de Juscimeira, realizou no dia 08 de agosto a escovação e bochecho na Escola Estadual Senador Fillinto Muller e Creche Municipal de Irenópolis. A ação faz parte do projeto Saúde Bucal nas Escolas.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

A Unidade de Saúde 2 – Júlia Maria da Silva Costa, promoveu no dia 08 de agosto uma orientação na sala de espera com o Tema: Diabetes, em parceria com o Nasf, por meio da palestra realizada pela nutricionista Juliana.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

As atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, estão com tudo em Apiacás. A equipe parabeniza a enfermeira Silvia, o dentista Marco Aurélio e todos da PSF Rural pelo início das atividades.

 width=  width=  width=  width=

Ações do Agosto Dourado em Apiacás.

 width=  width=  width=  width=

PSF 1 em Apiacás apresentou diversas ações sobre o Agosto Dourado.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Apiacás modificou o horário de atendimento das terças-feiras, das 07 às 11 horas e 18 às 22 horas. Essa iniciativa irá permitir que a população tenha maior acesso aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros. Mais informações no link.

Oficina de elaboração e apresentação do Plano de Contingência das Arboviroses em Primavera do Leste, com a presença dos técnicos do ERS de Rondonópolis e dos municípios de Poxoréu e Paranatinga.

 width= width=  width=  width=  width=  width=  width=

Compartilhar