Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Semanário: destaques na saúde em Mato Grosso

Publicado em:
3 de junho de 2019

A Secretaria de Saúde de Tapurah entregou uma lembrancinha para a Equipe do Programa Saúde da Família (PSF) I , por mérito e destaque nos eventos realizados no mês do Outubro Rosa. Foram dadas orientações sobre o câncer de mama, colo de útero, de cabeça e pescoço e também sobre a importância da atividade física na prevenção de doenças.

 width=  width=

A Equipe do PSF I de Tapurah realizou várias ações do Outubro Rosa na Terceira Idade, Supermercado Delmoro, Dia “D” Na Unidade De Saúde, Fazenda Seis Amigos, Escola Cândido Portinari, Igreja Presbiteriana Renovada, Escola Vinicius de Moraes e Prefeitura Municipal. Parabéns a equipe e aos apoiadores.

 width=  width=  width=

Reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Região Noroeste, realizada em Juína.

 width=  width= width=

Início da reunião de CIR Região Araguaia Xingu – Porto Alegre do Norte.

 width=  width=  width=

Reunião de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) Região Noroeste, realizada em Juína.

 width=

A unidade de saúde Buriti, em Diamantino, realizou no dia 26 de outubro várias ações do Outubro Rosa, como orientações e preventivos.

 width=  width=  width=  width=

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Diamantino atua em todas as frentes estratégicas no Outubro Rosa.

 width=  width=

Em Diamantino, a unidade de saúde Pe Branco faz estratégias diferenciadas nas empresas. Outubro Rosa na Aster Máquinas. Gratidão a todos que participaram.

 width=  width=

1ª Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul e Aulão de Zumba. Tarde Maravilhosa e participação garantida da comunidade local em Nova Guarita.

 width=  width=  width=

2ª Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul do Município de Nova Canaã do Norte.

 width=  width=  width=

Ações Outubro Rosa no município de Nova Santa Helena.

 width=  width=  width=

Ações Outubro Rosa na Unidade de Saúde da Família Bom Jesus do município de Colíder.

 width=  width=  width=

Palestra sobre sífilis com os funcionário da Grantel Subestação Usina UHE Sinop, em Itaúba.

 width=  width=  width=

Palestra sobre Dengue com trabalhadores da Grantel Subestação Usina UHE Sinop, em Itaúba.

 width=  width=  width=

Palestra Outubro Rosa em Itaúba.

 width=  width=  width=

No dia 29 de outubro, a Secretaria de Saúde Bom Jesus do Araguaia promoveu uma roda de conversa alusiva ao Outubro Rosa, com a temática: Empoderamento e Autoestima.

 width=

Alto Araguaia celebrou 81 anos com um desfile cívico. Mais fotos no link.

 width=  width=  width=

Hiperdia – PSF 4, Irinópolis, em Juscimeira. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) realizou no dia 16 de outubro o dia da Hiperdia, em parceria com o Nasf, com o tem Alimentação Cardioprotetora.

 width=  width=  width=

Campanha de encerramento do Outubro Rosa em Juscimeira.

 width=

Grupo de gestantes da USF 3 e Nasf em Alto Taquari.

 width=  width=

Parceria da Secretaria de Saúde de Alto Taquari e Fórum na campanha Outubro Rosa.

 width=

Mutirão de limpeza em Alto Garças. Informações no link.

 width=  width=

A Secretaria de Saúde de Dom Aquino  e parceiros – Secretarias de Educação e Ação Social, Lions Clube Dom Aquino, Sicredi, Bradesco e Comércio local promoveram várias campanhas no Outubro Rosa em todas as Unidades de Saúde, levando atendimento todos os dias para coletas dos preventivos, exames das mamas e boca. Informações no link.

 width=  width=  width=

A Reunião de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) da Região Sul no dia 19 de outubro contou com uma Oficina de Educação Permanente em Saúde (EPS) e também com exames laboratoriais e biópsia, em parceria com os laboratórios Cedilab, Cedir e Cemerg.

 width=  width=  width=

No dia 25 de outubro, o ESF do bairro Bom Jesus promoveu o “Dia D”, encerrando as ações de prevenção aos tipos de câncer que mais atingem as mulheres: mama e colo do útero. As atividades integram a programação especial desenvolvida pela Secretaria de Saúde para o Outubro Rosa deste ano. Informações no link.

 width=  width=  width=

Campanha de sífilis e sífilis congênita realizada em Confresa, com o total de 146 pessoas testadas.

 width=  width=  width=

Ações do outubro rosa nas unidades de Porto Alegre do Norte.

 width= width=

Ação conjunta de testagem rápida, aconselhamento e fornecimento de insumos de prevenção durante aula de Zumba na Academia da Saúde/AB em alusão ao Outubro Rosa em Confresa.

 width=  width=  width=

Capacitação realizada na região Araguaia Xingu desenvolvido pela Sinara e o Paulo, Técnico do Escritório Regional da Saúde (ERS). Foram três dias de evento, com trabalho de campo com os profissionais dos municípios na Capacitação de Diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina por meio do Teste Rápido.

 width=

Primeiro dia da capacitação DigiSus, realizado no município de Confresa, Região Araguaia Xingu, com representação de 100% dos município e participação efetiva de todos. Quem ministrou foi a Apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) da região e a Técnica da ERS Rosecleia.

 width=  width=  width=

Ação do outubro rosa no município de São José do Xingu, realizada no Barracão da igreja católica no dia 25 de outubro.

 width=  width=  width=

Outubro Rosa realizado na comunidade Antônio Rosa, em Santa Terezinha, realizado pela equipe da Enfermeira Natália – PSF Rural.

 width=  width=  width=

Treinamento DigiSus Vale do Arinos com a Apoiadora do Cosems/MT e o ERS de Juara.

 width=

Estudo com os gestores no dia 30 de outubro em Juara sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

 width=

A UDR Novo Santo Antônio iniciou o Projeto Gravidativa que visa oferecer às gestantes melhora na qualidade de vida, melhora da respiração, que é fundamental para gravidez e o trabalho de parto, conscientização e preparo da musculatura pélvica, melhora dos desconfortos musculares, melhora na adequação postural dentre outros benefícios para mãe e o bebê.

 width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Leste desenvolveu atividades no dia 24 de outubro no ESF. Foram oferecidos exames preventivos, autoexame, encaminhamento de mamografia e ultrassom. Mais de 84 mulheres foram atendidas. Além de exames, elas tiveram momentos de interação, deliciaram um café da manhã e participaram de um sorteio de brindes. Movimento que intitularam “Campanha de Amor”. Informações no link.

 width=  width=  width=

Programa Saúde na Escola (PSE) com os alunos do 8º ano na escola João Ribeiro, com palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez na adolescência. Apoio da Universidade de Cuiabá (Unic).

 width=  width=

A equipe da UBS 1 – Pastor João Batista de Azevedo, de Juscimeira, realizou uma visita domiciliar para acompanhamento dos pacientes que não tem condições de buscar atendimento na Unidade.

 width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Apiacás desenvolveu uma grande ação do Outubro Rosa  uma parceria com o Sicred, Secitec, alunos universitários dos cursos de Nutrição e Educação Física e profissionais do comércio local de Academia e Estética. Foram desenvolvidas as seguintes ações: aferição de PA, Glicemia, Cálculo do IMC, Massagem Quick e Aeróbica/Zumba com o foco na Saúde da Mulher.

 width=  width=  width=

A campanha de vacinação continua em Juscimeira.

 width=

Ação Outubro Rosa ampliando a oferta coleta de preventivo e exame da mama e café da manhã e tarde para todas as mulheres na UBS Aripuanã.

 width=  width=  width=

Roda de Conversa com conselho municipal de saúde de General Carneiro.

 width=  width=

Roda de conversa sobre a campanha outubro rosa e prevenção do câncer de mama, colo do útero e os direitos da pessoa com câncer, em Salto do Céu.

 width=  width=  width=

Ação PSE sobre “Saúde, cidadania e direitos humanos” com a Escola Oscar Soares. Palestra ministrada pelo promotor de justiça Elton, em Alto Garças.

 width=  width=  width=

O Município de Diamantino e a equipe de endemias está promovendo a Educação em Saúde. Como trabalho final de curso, está sendo desenvolvido vários trabalhos de intervenção na saúde ambiental. Um deles e a criação do Agente Mirim da Dengue.

 width=  width=  width=

Em Deciolândia, Diamantino, foi promovido no dia 31 de outubro o dia D Outubro Rosa, com diversas atividades, exames preventivos e palestras.

 width=  width=  width=

O Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Diamantino esteve presente nas ações do Outubro Rosa, fazendo todos os testes rápidos na ação em Deciolândia.

 width=  width=

PSE na Escola Estadual Oscar soares sobre o direito sexual e reprodutivo, em Alto Garças, em outro período.

 width=  width=  width=

Grupo de Orientação Postural da academia da saúde comandado pela fisioterapeuta Andressa, em Primavera do Leste.

 width=

Foi realizada na UBS 4 – Dário Moreira de Souza – distrito de Irenópolis a pesagem do Programa Bolsa Família, uma das condicionalidades para garantir o recebimento do benefício. Serviços oferecidos: Pesagem; Avaliação antropométrica; Atendimento médico e Atualização do cartão de vacinas.

 width=  width=  width=

Encerramento Outubro Rosa no PSF Vale do Jurigue, em Pedra Preta.

 width=

Compartilhar