A Secretaria Estadual de Mato Grosso (SES/MT) incluiu um novo medicamento para tratamento de indivíduos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) moderada a grave na relação estadual de medicamentos (RESME) de forma a complementar aos protocolos já propostos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a finalidade de ampliar as opções terapêuticas na DPOC, foi incluído o medicamento de princípio ativo umeclidínio em âmbito estadual com uso de recurso próprio. Desta forma, para ampliar o acesso dos pacientes ao novo tratamento e fomentar o uso racional deste produto, bem como aumentar a adesão do paciente contribuindo, assim, para o sucesso terapêutico, foi elaborada uma diretriz para manejo da doença.
A diretriz inclui pontos chave e recomendações voltadas às seguintes questões: como suspeitar de DPOC? Como realizar diagnóstico? Como classificar a doença por gravidade? Como tratar DPOC? Além da diretriz foi publicado também um protocolo de uso do medicamento recém incorporado, o umeclidínio. Neste caso o documento é mais normativo com “regras” para acesso ao produto.
O processo de implantação da diretriz de DPOC e protocolo de uso de umeclidínio terá início ainda nesta quinzena e contará com várias iniciativas voltadas a médicos e profissionais da saúde; assim como para os pacientes como aulas; vídeos; folhetos e acompanhamento do paciente com a oferta de atenção farmacêutica.
O processo de implantação conta com a coordenação da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica; assistência farmacêutica estadual e núcleo de segurança do paciente.
Acesse aqui a diretriz de manejo de DPOC (CLIQUE AQUI – DPOC Diretriz e Protocolo Umeclidínio), bem como o resumo do protocolo de acesso ao medicamento umeclidínio (CLIQUE AQUI – Resumo_ protocolo_Umeclidínio_DPOC). Todo este material consta na página da comissão permanente de farmácia e terapêutica que pode ser acessada pelo site – CLIQUE AQUI.
WEB AULA SOBRE O PROTOCOLO
É provável que você tenha feito as seguintes perguntas: Qual é o paciente alvo deste protocolo? Para que esse medicamento serve? Que documentos e exames médicos são necessários para o acesso ao medicamento? Como se dará a implantação?
Para responder essas e outras perguntas a SES/MT convida você a participar de uma aula ao vivo por meio da estratégia do Telessaúde ou pelo Facebook do Telessaúde. A aula será no próximo dia 16 de junho às 14 horas (horário de Mato Grosso).

Fonte: Kelli Nakata / Comitê Executivo – Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica/ SES-MT