Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Telessaúde MT: A tecnologia a serviço da vida

Publicado em:
26 de junho de 2019

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) atua em prol de promover uma saúde de qualidade ao Sistema Único da Saúde (SUS) nos municípios do Estado, e, por isso, não pode deixar de reconhecer os serviços prestados que realmente alcançam este  width=objetivo. Um dos destaques de Mato Grosso é o Telessaúde MT, que recebeu o prêmio das ONU (Nações Unidas) no World Summit on the Information Society (WSIS) Prizes 2019 pelo trabalho de assessoramento virtual em saúde na categoria “E-Health”. Confira mais sobre a premiação no link.

O Programa Telessaúde MT foi concebido como uma estratégia pelo Governo de Mato Grosso para otimizar as estruturas presentes no estado voltadas para a área da saúde. Com isso, foi consolidada uma parceria entre o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). O Telessaúde está instituído no HUJM na Unidade e-Saúde/Gerência de Ensino e Pesquisa, e suas atividades estão integradas às atividades do Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina, utilizando o mesmo espaço físico e compartilhando os equipamentos.

“O resultado do programa também se deve ao envolvimento ativo dos secretários municipais de saúde que abraçam a causa com grande afinco e determinação. São parceiros de todos os dias, eles fazem a diferença na hora nos desafios”, destaca o Coordenador da Equipe de Campo Valdelírio Venites.

O Telessaúde Mato Grosso tem em sua essência os princípios do SUS – Universalização, Equidade e Integralidade – buscada integralmente por meio de parcerias que extrapolam o território do estado. O Programa também é resultado de parcerias com Ministério da Saúde, Centro de Telessaúde Hospital das Clínicas (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Telessaúde Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Núcleo Telessaúde Santa Catarina. Segundo o Responsável pelo Núcleo Técnico Cientifico Fábio José da Silva parceria é a marca registrada do Telessaúde-MT.

O Telessaúde faz parte de um programa nacional que visa apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde ordenadas pela Atenção Primária no âmbito do SUS. O objetivo é utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para atender atividades a distância relacionadas à saúde, proporcionando agilidade, eficiência e até mesmo economia aos cofres públicos.

O Programa oferece diversos serviços. Conheça alguns deles:

Teleconsultoria: tem a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Em 2018 foram 2.591 teleconsultorias respondidas, sendo que mais de 97% das dúvidas foram total ou parcialmente sanadas e em quase 50% evitou-se demais encaminhamentos. Dentre as questões respondidas estavam dúvidas sobre procedimentos administrativos, hanseníase, educação, vacinação, sintomas e outros. Acesse mais dados no link.

Telediagnóstico em Tele-estomatologia e Teledermatologia: possibilitam a interação entre profissionais de saúde, por meio do acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico. Em 2018 uma parceria entre o Centro de Telessaúde – Hospital das Clínicas – UFMG, o Ministério da Saúde e o Telessaúde – MT, proporcionou uma ampliação do serviço de telediagnóstico que passou a funcionar 7 dias por semana 24 horas por dia. De fevereiro de 2018 a 25/06/2019 foram realizados 15.444 exames de eletrocardiograma isso representa uma economia de R$ 726.176,88 para o SUS e R$ 846.640,08 que deixaram de ser gastos pelos municípios.

Teleducação: busca integrar ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação. Em 2018 o Telessaúde MT promoveu 65 webaulas com 5.922 participantes. A parceria promovida permitiu que as unidades de saúde da Atenção Primária a Saúde (Posto de Saúde, Estratégia de Saúde da Família e outros) tivessem acesso ao conhecimento. No estado até maio de 2019 são 1.325 pontos de Telessaúde implantados e 598 ativos.

A seguir a declaração da Vice-presidente Cosems/MT e Secretária de Saúde de Arenápolis Maria das Graças Souza dos Santos Mendes:

Hoje o Telessaúde no município de Arenápolis tem uma relevância muito grande para o fechamento do diagnóstico do paciente. Com o Telessaúde implantamos o serviço de ECG, de dermatologia e estamos em busca dos serviços dos laudos dos raio-x. Hoje nós conseguimos tratar e evitar muitas urgências e emergências. Os nossos profissionais, em tempo real, recebem o laudo e um alerta do Telessaúde, e quando não também já vai para tratamento. Além disso, esses pacientes são inseridos no histórico no Telessaúde através dos nossos profissionais enfermeiros e médicos nas unidades. E isso tem sido impactante no número dos Tratamentos Fora de Domicílio (TFD), com o Telessaúde nós resolvemos muita coisa no município, evitando desgastes e mesmo gastos

O Telessaúde é fundamental para os municípios. Acredito que nós não conseguimos mais ficar sem essa ferramenta, porque ela faz uma diferença muito grande no trabalho da Atenção Básica, é um apoio fundamental aos profissionais e, principalmente, aos municípios que estão longe das capitais e grandes centros. Nós não temos especialistas próximos, e o Telessaúde veio trazer veio trazer isso para nós, esse atendimento através de um profissional qualificado, dando resposta imediata aos nossos profissionais nas consultas de casos e também nas videoconferências. Estas, inclusive, tem ajudado a capacitar os nossos profissionais na formação, no dia a dia, desde a ACS até o médico, todos os profissionais são beneficiados com essa ferramenta importante. O que nós temos hoje é lutar e implantar outros serviços através do Telessaúde, porque ele tem feito a diferença nos municípios que não tem condições de estar levando o paciente até o especialista. E sem falar naqueles pacientes que, mesmo que tem que ir ao especialista, o Telessaúde abre aí através do Tele-regula uma agilidade e dá condições a esse paciente em fazer o seu tratamento em tempo hábil e evitar que isso acabe sendo uma urgência.

O Telessaúde é uma coisa que deu certo, esta dando certo e vai dar certo se todo mundo acreditar e usar essa ferramenta que é muito importante para os municípios.

Saiba mais sobre o Telessaúde em Arenápolis no link.

 width=
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Myrian Serra, a superintendente do HUJM Elisabeth Furtado, a coordenadora geral e o coordenador de campo do Telessaúde MT Maria Conceição Villa e Valdelírio Venites e o Responsável pelo Núcleo Técnico Cientifico Fábio José da Silva.

 

 width=
Telessaúde MT compartilha prêmio com o Cosems (http://www.cosemsmt.org.br/telessaude-compartilha-premio-com-equipe-de-apoiadores-do-cosemsmt/)

 

Compartilhar