Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Trabalhos da Mostra: USB e Escola de Sinop se unem em prol à saúde

Publicado em:
19 de março de 2018

Os dez trabalhos selecionados na Mostra realizada no XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde terão passe livre para participarem do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que será realizado em Belém/PA. Para dar espaço a essas descobertas tão importantes, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) esta realizando matérias que narram, de forma simples, as pesquisas desenvolvidas e apresentadas. A seguir, disponibilizamos a primeira.

Pensando em como tornar mais eficaz os cuidados com a saúde bucal das crianças de Sinop a Cirurgiã Dentista Julia Elis Johann Pigosso e a Auxiliar em Saúde Bucal Sirlene Koraleski desenvolveram o trabalho “Experiência de Educação Permanente em Odontologia com o Uso da Metodologia Ativa”.

As profissionais e pesquisadoras reconhecem a dificuldade de se evitar a cárie dentária, que acontece em mais da metade das crianças do Brasil segundo dados do Projeto SB Brasil 2010, Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Mesmo com as orientações sobre saúde bucal, palestras e esforços para a prática de educação em saúde, os hábitos de higiene e dieta não ocorrem da maneira esperada.

Para obter mais resultados na educação infantil, as pesquisadoras Julia e Sirlene optaram por aplicarem uma metodologia ativa, que envolve um aprendizado direto entre os envolvidos na educação da saúde bucal. Para isso, a equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina I, de Sinop-MT, buscou uma aproximação com os profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gente Feliz em outubro de 2017.

O objetivo foi a promoção da inclusão, com compartilhamento de saberes e vivências através do debate de ideias. O resultado da discussão mostrou que os profissionais da escola sugeriram como o ideal usar 80% do tempo com ações de prevenção na família e na escola e usar 20% do tempo em ações de assistência. Porém, hoje, vivenciamos uma lógica inversa, ainda realizando 80% de ações curativas no consultório odontológico.

A pesquisa contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Sinop, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Coordenação da Odontologia, Escola Municipal de Educação Infantil Gente Feliz e Unidade Básica de Saúde Maria Vindilina I. As pesquisadoras agradeceram, em especial, à Coordenadora da Odontologia Letícia Furquim, que sempre incentivou as ações de promoção e prevenção em saúde e à EMEI Gente Feliz, que apoia as ações em saúde da equipe.

3

2

Projeto Aplicativo

A equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde Maria Vindilina I construiu um Projeto Aplicativo, que consiste em oficinas para promoção de hábitos de alimentação saudável e higiene bucal para serem desenvolvidos na escola durante este ano. O objetivo é motivar profissionais da educação, pais e alunos para o hábito da alimentação saudável e higiene bucal através da metodologia ativa e realizar escovações dentais supervisionadas.

Algumas ações foram pensadas a partir do problema, que é a verificação da presença de cárie na escola. Foram identificados, com isso, o hábito de higiene bucal e dieta como parâmetros para o plano de intervenção, que é dividido em ações: AÇÃO 1 visa capacitar/motivar os profissionais da educação para supervisionar/realizar a higiene bucal das crianças; AÇÃO 2 tem o objetivo de questionar se os alunos recebem balas/pirulitos na escola; AÇÃO 3 monitorar se as crianças mordem as escovas; AÇÃO 4 pretende identificar se as escovas são identificadas e armazenadas individualmente; e a AÇÃO 5 tem como objetivo solicitar  toalhas para secar as escovas.

Investindo em oficinas realizadas bimestralmente com os profissionais da educação na EMEI Gente Feliz, com carga horária de 20h, o objetivo é criar um movimento de mudança da realidade e resolução da presença de cárie dentária na escola.

Compartilhar