O município de Diamantino tem investido muito na saúde. A Unidade Básica Bairro da Ponte tem trabalhado a prevenção e a orientação com o foco na saúde da criança, auxiliando, inclusive, como as mães podem fazer a Shantala, que é uma técnica de massagem em bebês.
A Unidade de Saúde Pé Branco do município de Diamantino está dando prioridade à saúde bucal infantil. A ação deu início no Programa Saúde Escola (PSE) no seu território de abrangência, e tem mostrado uma equipe motivada que trabalha com o cuidado à saúde bucal, com orientações e busca ativa.
Planejamento faz parte das ações no município
O planejamento para 2018 e as ações de 2017 já refletem na melhor atuação da saúde de Diamantino. No planejamento é possível reconhecer os desafios em conjunto e também destacar o que o município tem de melhor em cada área.
Em dezembro de 2017 foi realizado um encontro para avaliações e reflexões dos desafios para 2018, contando com a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e consolidado em janeiro de 2018.
Cada gerente de unidade fez o trabalho de voltar às unidades, fazer o planejamento com a comunidade e a equipe, e trazer para este encontro que foi realizado no dia 30 de janeiro. O momento oportunizou que o planejamento fosse conjunto, o que tem gerado ações mais assertivas para a comunidade assistida no município.
O Prefeito Municipal Eduardo Capistrano pede aos apoiadores e agentes da saúde que o planejamento seja a força, pois a saúde tem carências que necessitam de muitas discussões e envolvimento.
Para conferir a entrevista completa com a Coordenadora Estadual do Projeto Apoiadores Geny Catarina F. Rodrigues Lopes sobre este primeiro momento do planejamento 2017 acesse http://www.diamantino.mt.gov.br.