A saúde não para. Veja as principais ações dessas semanas.
E continuaram as reuniões de Comissão Intergestores Regional (CIR) e Colegiado de Gestores Municipais (CGM).
Reunião de CGM na Regional Alto Tapajós. Reunião que teve como uma das pautas a Descentralização da Vigilância Sanitária, com a presença da Valéria da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso (SES/MT). Na ocasião também foi comemorado o aniversário da Apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) da Regional Alto Tapajós Nivea Maria Gomes da Silva.
CIR na Regional Alto Tapajós.
CGM Região Centro Norte.
As enfermeiras da Atenção Básica de Alto Taquari e as agentes comunitárias de saúde realizaram testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis na empresa Júlio Simões. Detecção precoce gera tratamento em tempo oportuno.
A equipe de Endemias de Diamantino realizou uma busca ativa da situação de leishmaniose dentro do município. Esta ação foi programada devido as notificações da doença dentro do território. A equipe, visando o cuidado e prevenção, traçou as ações e pontos de trabalho.
A Apoiadora da Regional Norte Araguaia Karajá Cristiane Perin da Cunha região recebeu o título de cidadã Alto-boavistense pelos serviços em saúde prestados ao município. O reconhecimento foi dado no dia 24 de setembro. Parabéns!
Foi realizado em Cáceres o 1° Encontro para Implantação do Centro de Valorização da Vida (CVV) no município.
Evento do Setembro Amarelo promovido pelo Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) de Arenápolis.
Foi realizado o 4º Leilão da Solidariedade em prol ao Hospital de Câncer de Rondonópolis, promovido pela Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor).
Foi realizada no dia 27 de setembro em Alto Araguaia uma caminhada de prevenção ao suicídio. A ação finalizou a extensa programação da campanha Setembro Amarelo, que contou com panfletagem, orientações e envolveu ações de conscientização e prevenção ao suicídio nas escolas do município e universidade. A caminhada reuniu dezenas de servidores da saúde e foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Nasf.
Orientação e roda de conversa para aprimoramento e término do Plano Municipal de Saúde (PMS) de Santa Terezinha.
Início do Outubro Rosa em Jaciara. Já foram 50 mamografias.
Dia da saúde bucal com a população do Distrito de Tesouro.
Em Paranatinga já começaram os preparativos para o Outubro Rosa.
Divulgação do dia D da vacinação antirrábica em Campo Verde.
O município de Santo Antônio do Leste recebeu moção de aplauso concedida pelo Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis por atingir a meta da campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Após o período da campanha o município atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Ao todo foram vacinadas 263 crianças, o que dá um percentual de 100% da meta. (com informações e fotos do site da Prefeitura de Santo Antônio do Leste)
Durante os dias 20 a 27 de setembro, em parceria com a Secretaria de Saúde de São José do Xingu (Estratégia Saúde da Família (ESF) Luiza Soares Guimarães) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência), Secretaria Municipal de Educação (Escola Municipal Maria Marlene de Morais) Escola Estadual Antônio Gomes Primo, desenvolveram atividades de Conscientização do Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio. No último dia para encerramento das atividades, foi realizado no barracão da Igreja Católica o Cine Amarelo, com apresentação do Filme Um grito de socorro.
Ações do Setembro amarelo no município de Vera.
Setembro Amarelo em Cláudia.
Ações do Setembro Amarelo em Apiacás.
No dia 28 de setembro foi inaugurado em Sorriso a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vereador João Carlos Zimmermann.
1° semana de prevenção ao suicídio de Santa Cruz do Xingu.
Atividades de encerramento do Setembro Amarelo em Guiratinga, que contou com palestras e caminhada com panfletagem.
Ações do Setembro Amarelo em Paranatinga.
Ações de Setembro Dourado em Figueirópolis D’Oeste.