Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 13/11: Novembro Azul, PlanificaSus, combate ao mosquito da dengue e muito mais

Publicado em:
14 de novembro de 2019

A Vice-presidente Maria das Graças Souza dos Santos Mendes esteve representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) na Cerimônia de Lançamento do Programa Previne Brasil, novo financiamento
federal da Atenção Primária à Saúde, que beneficiará 50 milhões de brasileiros. O evento foi realizado no dia 12 de novembro em Brasília. Ela ainda participou do Seminário Internacional sobre Financiamento da Atenção Primária à Saúde no dia 13.

 width=  width=  width=

Reunião de Condução 5° Ciclo Selo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Palácio Paiaguás em Cuiabá no dia 12 de novembro.

 width=

Um grupo de 2.700 profissionais da saúde de 19 municípios da Região Sudeste de Mato Grosso concluiu no dia 12 de novembro o terceiro workshop do PlanificaSUS. Esses profissionais são da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) dos municípios que integram a atividade desde julho deste ano. Inicialmente, o projeto é implantado na região de saúde sul mato-grossense, tendo Rondonópolis como município sede para, a partir das experiências adquiridas nesse processo, expandir o trabalho às demais regiões de saúde do Estado. Informações no link.

 width=  width=  width=

Ação de mobilização e conscientização contra a Dengue, Chikungunia e Zika Vírus em Porto dos Gaúchos.

 width=

No dia 09 de novembro foi realizado em frente à Prefeitura de Pedra Preta a entrega de uma Ambulância Zero Km para população. O veículo é de emenda parlamentar do deputado estadual Nininho.

 width=

E os profissionais da saúde em Apiacás oportunizaram o atendimento das próteses dentárias pelas Enfermeiras Carol e Sílvia a realizaram orientações sobre a Saúde do Homem entre outras ações

 width=  width=  width=

As Equipes de Saúde da Família e Vigilância em Saúde de Apiacás realizaram busca ativa e avaliação das pessoas que tiveram contato com pacientes que já realizaram tratamento para Tuberculose nos últimos cinco anos. A avaliação foi realizada com os pacientes que pertencem ao Programa Saúde da Família (PSF) Rural.

 width=  width=  width=

Planificação em Paranatinga.

 width= width=  width=

Novembro Azul no dia 09 de novembro em Poxoréu. Foi realizado 50 consultas com urologista e palestra sobre saúde do homem com a psicóloga Ana Kelly.

 width=

Atendimentos em Paranatinga. Dia 04 de novembro a equipe volante (Enfermeira Fatima, Médica Fanny, Vacinadora Luciane e Condutor Lorival. Na equipe local: Auxiliar de Enfermagem Maia, ACSs Judite e Ervania) em Colorado; dia 05 com a equipe volante (Enfermeira Fatima, Médica Fanny, Vacinadora Luciane e Condutor Lorival. Na equipe local: Técnica de Enfermagem Margarida, ACS Adriana, Serviços gerais Ana Lúcia e Condutor José Bernardo) em Salto da Alegria; dia 06 com a equipe volante (Enfermeira Fatima, Médica Fanny, Vacinadora Luciane e Condutor Lorival. Na equipe local, ACSs Nerli e Paula Jéssica) em Boa Vista; dia 07 com a equipe volante (Enfermeira Fatima, Médica Fanny, Vacinadora Luciane e Condutor Lorival. Na equipe local: Técnica de Enfermagem Lurdes e Condutor Osmar) em Pontal do Piranha e dia 08 na equipe volante (Enfermeira Fatima, Médica Fanny, Vacinadora Luciane e Condutor Lorival. Na equipe local: ACS Roberto e Serviços gerais Lucélia) em Santiago do Norte.

Foram 226 atendimentos realizados na zona rural de segunda à sexta-feira, com cinco comunidades atendidas e mais de 600 km rodados pela equipe.

 width=  width=  width=  width=  width=

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) 01″ Dr Nivaldo Francisco Pereira “, juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou no dia 08 de novembro o projeto “Amigos na Roda”, dando início as atividades do mês de novembro. Foi falado da importância da saúde do homem, cuidados com alimentação, saúde mental e da baixa procura dos serviços de saúde para prevenção, em Poxoréu.

 width=

A Secretaria de Saúde de Primavera do Leste participou da reunião do Conselho Gestor Local de Saúde na Unidade do ESF 06 – Primavera 02 – momento importante de aproximação e escuta dos anseios da população e fortalecimento do controle social.

 width=

Palestra sobre prevenção e orientação sobre saúde do homem no PSF 3, em Alto Garças.

 width=  width=  width=

Reunião com as enfermeiras coordenadoras das unidades de saúde dos municípios do Vale do Arinos e gestores sobre o novo modelo de financiamento da APS.

 width=  width=

A equipe de Campo Verde esteve ministrando uma palestra com o Dr Alessandro sobre Novembro Azul e diabetes na Unidade Básica de Saúde (UBS) 12, no atendimento noturno.

 width=  width=

A Secretaria de Saúde Pedra Preta esteve realizando nos dias 11, 12 e 13 de novembro o 3° Workshop PlanificaSus para os profissionais da Atenção Básica de Saúde do Município.

 width=  width=

Novembro azul na rádio integração em parceria entre a rádio local e a Secretaria de Saúde de Alto Garças.

 width=

Atualização em testes rápidos para os enfermeiros e técnicos de enfermagem de Colíder. No dia 12 de novembro foi com a enfermeira coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (SAE/CTA) Karini Diniz.

 width=  width=  width=

No dia 11 de novembro começou as ações de combate ao mosquito Aedes do Programa Saúde na Escola (PSE), pela Secretaria de Saúde de Primaverara do Leste em parceria com a Unic. Foi o dia das EMEIS Boa esperança, Jonas Pinheiro, Jeferson Mira e Galiléia em que apresentaram teatro e dancinha do mosquito Tic.

 width=

Pensando em aquecer o comércio, potencializar as ações de cultura, esporte e lazer e explorar de maneira consciente as riquezas naturais e outras vertentes do turismo, como a do agronegócio, foi inaugurado em Primavera do Leste Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Lago Municipal. Os visitantes ou turistas que vierem ao município terão todo o suporte necessário.

O Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande já está apto para fazer a captação de córnea. Confira mais notícias sobre o município na página do Jornal A Gazeta.

 width=

 

Compartilhar