Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Cosems/MT e Conasems debatem o novo financiamento da APS com Secretários de Saúde

Publicado em:
18 de novembro de 2019

Está sendo promovido nos dias 18 e 19 de novembro, pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o “Encontro Municipalista – Prefeitos em Defesa dos Municípios Mato-Grossenses”. No período da tarde de hoje, durante o evento, foi realizada uma roda de conversa com o objetivo de aprofundar a temática do Financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS) para os municípios e todas as mudanças.

O diálogo foi regido pelo Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Willames Freire Bezerra, com apoio do Assessor Técnico Daniel Faleiros, e pelo Representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde/Ministério da Saúde Luis Gustavo Melo. Estiveram presentes na reunião a Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), inclusive o Presidente Marco Antônio Norberto Felipe, cerca de 60 Secretários de Saúde, Apoiadores Cosems, Prefeitos e outros profissionais da saúde.

Dentre os apontamentos:

. o Conasems afirmou que permanecerá com o debate da pauta proposta;

. o Conasems vai continuar com as discussões sobre as particularidades de Mato Grosso, como a questão da saúde indígena, da equipe pantaneira e ribeirinha;

. o Presidente do Conasems se comprometeu a não aceitar nenhuma proposta de financiamento em que os municípios percam recursos;

. o Presidente ainda pediu que os municípios prestem atenção ao cadastramento dos usuários.

O evento contou com vários debates referentes ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e ao Piso de Atenção Básica (PAB) fixo e variável. O encaminhamento foi positivo, em que a proposta beneficia o estado. Alguns municípios têm, inclusive, a possibilidade de aumentar o teto financeiro da APS.

SOBRE O ENCONTRO

Além de abrir espaço para a discussão da APS, o encontro ainda promoveu várias palestras sobre o cenário econômico e demais pautas municipalistas. O objetivo foi considerar as agendas de atividades de gestão solidária do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância em coletivizar as reflexões, discussões e proposições de ações pautadas nos pilares do SUS e nos preceitos democráticos.

O encontro contou com várias personalidades políticas, como o Governador do Estado Mauro Mendes, o Senador Wellington Fagundes e Jaime Campos, a Deputada Federal Rosa Neide, o Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Glademir Aroldi, o Presidente da AMM Neurilan Fraga, o Presidente do Conasems Wilames Freire Bezerra, o Presidente do Cosems/MT Marco Antônio Norberto Felipe e demais Deputados Federais e Estaduais.

 width=  width=  width=  width=  width=  width= width=  width= width=  width=   width=  width=  width=  width=  width=  width=  width= width=  width=  width=  width=  width= width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

O dia de hoje se encerra com a inauguração da última etapa no Novo Hospital Municipal de Cuiabá às 18h30. O presidente do Conasems, do Cosems/MT, a Diretoria e Secretários estarão presente prestigiando a capital Cuiabá.

Compartilhar