Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 26/02: CGM, CIR, carnaval, combate à dengue e muito mais

Publicado em:
26 de fevereiro de 2020

Reunião de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) e Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região Araguaia Xingu, em Porto Alegre do Norte. A ação contou com a participação de 100% dos gestores e gerou muitas discussões sobre as estratégias que serão adotadas para melhorar as ações nos municípios da região. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) também participou da discussão.

 width=  width=  width=  width=

A reunião de CIR Noroeste foi muito produtiva. Contou com a participação do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Juína e também apresentação da Nova Diretora e Equipe da Região Noroeste.

 width=  width=  width=  width=

CIR Garças Araguaia.

 width=  width=  width= width=

Reunião de CGM Garças Araguaia com a discussão sobre a adesão do projeto de cirurgias eletivas e Previne Brasil, entre outros assuntos.

 width=  width=

Reunião CGM e CIR Norte Araguaia Karajá com participação de 100% dos municípios, com roda de conversa sobre o Previne Brasil e outras assuntos.

 width=  width=  width=  width=

A parceria do ERS e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) é destaque na Região Norte Araguaia Karajá.

 width=

Reunião CGM e CIR Região Centro Norte. Pauta principal: Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde e Projeto Cirurgias Eletivas 2020.

 width=  width=  width=  width=

Em Apiacás a Campanha contra o Sarampo e a Atualização da Caderneta de Vacina continua nas escolas. No dia 20 de fevereiro foram atendidos os alunos da Escola Estadual Portal da Amazônia e no dia 21 da Escola Estadual Vinicius de Moraes.

 width=  width=  width=

No dia 21 de fevereiro foi realizada em Querência atividades de organização do processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes combate endemias (ACE).

 width=  width=  width=  width=

O Treinamento suspenso conta com um equipamento que facilita a execução dos exercícios, potencializa o resultado, aumenta o condicionamento físico e o equilíbrio e melhora a postura. Este procedimento está sendo ofertado pela saúde de Paranaíta na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).

 width=  width=  width=  width=

Ação em parceria entre Secretaria de Saúde de Confresa e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

 width=  width=  width= width=

Roda de Conversa com os funcionários do Centro de Saúde de CBN sobre Ética do Cuidado, na perspectiva da Política de Educação Permanente em Canabrava do Norte.

 width=  width=  width=

Orientações de saúde e decoração na Unidade Básica de Saúde Rural em Canabrava do Norte sobre Fevereiro Laranja/ Roxo.

 width=  width=  width=  width=

Ação de carnaval em Confresa.

 width=  width=  width=  width=

Ementa de R$ 600 mil para a Secretaria de Saúde de Campo Verde para a aquisição de Aparelho de Tomografia Computadorizada.

 width=  width=

Programa de Saúde da Família (PSF) Bom Jesus, em Colíder, em ritmo de Carnaval junto com a Escola José de Freitas com a promoção das práticas corporais de do Lazer com o Educador Físico Romero.

 width=  width=  width=  width=

Oficina “Sala de Vacina” com Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em Campo Verde.

 width=

Prefeitura Municipal de Alto Garças, por meio da Secretaria de Saúde, o Coordenador da Atenção Primária Cacildo da Cruz Bandeira Filho e a Secretária de Saúde Renata De Oliveira Martins do Carmo participam e adotam a campanha “adote uma caneca no trabalho”.

 width=  width=  width=

Equipe de Guiratinga (foto 1) e de Primavera do Leste (foto 2) assistindo WEB sobre a nova modalidade de financiamento.

 width=  width=

Oficina com os enfermeiros: como trabalhar com grupos na Unidade Básica de Saúde (UBS)?, em Campo Verde.

 width=

Programa Saúde na Escola em ação. ESF Santo Antônio da Fartura em parceria com a Vigilância Epidemiológica realizaram a Ação Educativa na Escola com a Campanha Contra a Dengue.

 width=  width=  width=  width=

A prefeitura de Campo Verde promoveu no dia 21 de fevereiro a Campanha do Carnaval na Praça João Paulo II. Ações: Entrega de preservativos gratuitamente; Realização dos testes rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis; Orientações gerais sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s); Panfletagem; Auriculoterapia; Aferição de Pressão Arterial e Glicemia. Profissionais envolvidos: Equipes das Unidades de Saúde, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Secretaria de Saúde.

 width=

Bloco da Prevenção em Campo Verde.

 width=  width=  width=  width=

Foi realizado em Apiacás o 5º Mutirão de Ortopedia com o Dr. Diego com o objetivo de atender 60 pacientes para diminuir a fila de espera e assim melhorar o atendimento ofertado pela Secretaria de Saúde.

 width=  width=  width=  width=

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Diamantino e CTA fizeram para os usuários o primeiro grito de carnaval do ano, com brincadeiras, palestras e orientações.

 width=  width=  width=  width=

No dia 19 de fevereiro a Secretária de Saúde de Diamantino Cleide Anzil, juntamente com técnicos do ERS do município, conduziram uma reunião com secretários e representantes das secretarias municipais de saúde de sete municípios da região Centro Norte, unindo esforços e promovendo uma mobilização para a captação de recursos.

Dentre os assuntos da pauta o mais importante diz respeito ao “Projeto Cirurgias Eletivas 2020” que tem como propósito oferecer os serviços de procedimentos cirúrgicos em Diamantino, atendendo a comunidade local e da região. Mais informações no link.

 width=  width=  width=  width=

Em Apiacás, na véspera do feriado de carnaval, o Bloco da Saúde foi pra rua para trabalhar o combate ao Mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Os ACE e ACS e alguns voluntários se mobilizaram para a ação.

 width=  width=  width=

O Nasf de Alto Boa Vista realizou uma semana de produção de alimentos saudáveis, a 1ª Semana Culinária. Tudo de olho na saúde dos pacientes do SUS.

 width=  width=  width=  width=

Em Apiacás as ESF estiveram com o Bloco da Saúde na Praça Municipal desenvolvendo ações de prevenção com a realização de Testes Rápidos para HIV, Sífiles e Hepatite, com aconselhamento e orientações sobre a importância do uso do Preservativo.

 width=  width=  width=  width=

A Prefeitura de Tangará da Serra publicou no dia 20 de fevereiro o decreto n.º 074/2020, que dispõe sobre o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no município. O decreto homologa a resolução 003/2020 do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece protocolos para as seguintes áreas: atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; infecções sexualmente transmissíveis; hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; atenção à demanda de cuidados na criança e saúde da mulher. Informações no link. (com informações Xeque Mate News)

 width=

A Unidade de Saúde Central / Rural de Primavera do Leste, com a iniciativa da enfermeira Araceli e sua equipe, organizaram uma brinquedoteca. O espaço kids é onde as crianças ficam aguardando atendimento com brinquedos e distrações.

A equipe está precisando de brinquedos e materiais pedagógicos para o espaço. Quem puder ajudar, pode entregar na Unidade que fica ao lado do Centro de Especialidades Médicas Osvaldo Cruz (Cemoc).

 width=  width=

Educação em saúde na sala de espera sobre dengue. Faculdade de Colíder (Facider) e PSF Central em ação para alertar a população.

 width=

Campanha de carnaval em Cláudia.

 width=  width=

Campanha de carnaval em Torixoréu.

 width=

Primavera do Leste está entre os poucos municípios do Brasil a contar com 100% de atendimento odontológico em todos os ESF. No dia 18 de fevereiro foi dado início ao serviço odontológico no Posto recém-inaugurado no bairro Jardim Luciana, última unidade que faltava o serviço.

https://www.facebook.com/leobortolinprefeito/videos/1362997397236431/

Vídeo sobre o combate do mosquito causador da dengue produzido por Paranaíta.

https://www.facebook.com/prefeituramunicipalparanaita/videos/203244087728915/

Compartilhar