Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Cosems Conecta Mais (CC+): Região Araguaia Xingu reúne equipes para discussão

Publicado em:
1 de junho de 2022

A Região Araguaia Xingu promoveu nos dias 25 e 26 de maio uma Oficina para debater o Previne Brasil e outros temas, realizada no município sede do ERS, em Porto Alegre do Norte. Mais de 27 pessoas participaram do evento, incluindo o Apoiador Cosems/MT Edélcio Junker Moreira, os Coordenadores da APS, Equipe técnica dos municípios e do ERS.

No dia 25, a Dra. Anna Leticia Mello e o Enfermeiro Marcelo Pereira de Araújo, ambos de Confresa, trataram do PEP/PREP/SAE/CTA. A Farmacêutica, Flavia Simone Cintra de Morais, apresentou o Fluxo e Notificação, e a Técnica do ERS, Rosicleia Francisa de Brito Sokolowski e a Diretora Maria Aparecida da Silva Glier, explanaram sobre a Regulação.

Já no dia 26, a Técnica do ERS, Aparecida de Lourdes Reges de Araújo, acolheu e aplicou uma dinâmica para reflexão do grupo. Posteriormente os municípios da regional iniciaram suas apresentações com base nos índices do Previne Brasil, onde cada um apresentou seus planejamentos e suas atividades realizadas para alcançar as metas do programa federal.

Vila Rica apresentou suas estratégias com os Indicadores do Pré-Natal (Indicador 1, 2 e 3), Porto Alegre do Norte apresentou do Citopatológico (Indicador 4), Canabrava do Norte apresentou sobre a Cobertura Vacinal (Indicador 5) e Confresa sobre as Doenças Crônicas (Indicador 6 e 7).

Posteriormente, o Apoiador Edélcio realizou uma dinâmica com os participantes, para que eles reflitam sobre o quanto são importantes na composição do quadro de servidores de seus municípios. Prosseguindo com a pauta proposta o Apoiador apresentou a operacionalização do sistema e-SUS APS (Prontuário Eletrônico) e a qualificação de dados na composição dos indicadores do Previne Brasil.

A servidora do ERS Eva Batista Alves, juntamente com a Sra. Araújo, explanaram sobre o Auxilio Brasil, e o Edélcio explanou sobre a interoperabilidade e suas nuances entre as plataformas da APS e Auxilio Brasil. As servidoras palestraram sobre a investigação de óbitos.

Pela alta demanda e solicitação dos participantes, ficou acordado com o grupo presente uma segunda Oficina com foco na operacionalização e qualificação dos dados, focado nos problemas locais no que trata das particularidades de cada município, trabalhando na solução de cada problema dentro dos sistemas de forma pratica e didática. A reunião será marcada quando os resultados do primeiro quadrimestre forem publicados.

Como destaque, a equipe reitera as palavras da Servidora do ERS, Aparecida de Lourdes:

“Protagonismo!! Define! Motivações das pessoas, aparentemente desconectadas, (planos) que foram capazes de reunir ideias e comunicá-las com um objetivo comum, pessoas diferentes com diversos olhares. Agradecemos aos gestores e todos os profissionais envolvidos, pelo tempo disponibilizado e pela preocupação e cuidado em preparar carinhosamente o material compartilhado.”

Compartilhar