O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) continua com as visitas regionais para apoiar os municípios na conclusão dos instrumentos de gestão. No dia 13 de novembro, o Cosems esteve na Regional de Colíder na Câmara Municipal e contou com a participação de 90% dos municípios.
Além dos instrumentos de planejamento e relatório de gestão, foi discutido sobre o projeto Apoiadores/Rede Colaborativa, no qual, atualmente, não possui nenhum apoiador na região. Na ocasião, foram solicitados ao Cosems uma oficina sobre Financiamento e Orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma reunião em conjunto com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para debater as relações interfederativas.
A reunião foi promovida na Câmara Municipal de Marcelândia e teve como encaminhamento a conclusão dos instrumentos até 15 de dezembro. Na oportunidade, a equipe ainda conheceu a rede de serviços do município.
Na sequência, dia 14, o Cosems esteve na Regional de Peixoto de Azevedo discutindo sobre o Projeto Apoiadores/Rede Colaborativa, que também está sem apoio na região, e sobre os instrumentos de gestão. A reunião contou com a participação de 90% dos municípios, técnicos do ERS e a presença da Diretoria do ERS Ana Campos.
Realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Guarantã do Norte, o evento trouxe um debate rico sobre dúvidas das informações de financiamento e como estes dados são imprescindíveis para conclusão dos planos.
Outro tema latente na regional de Peixoto foi a atenção hospitalar, que entrou em pauta por conta das dificuldades enfrentadas no que se refere aos acessos dos serviços regionais de média e alta complexidade.
A regional de Peixoto pactuou que até 10 de dezembro terá os instrumentos de gestão concluídos. Em Peixoto a equipe do Cosems visitou o Hospital Regional que passa por reformas.