Ações em saúde em Mato Grosso.
A Vice-Presidente Regional Alto Tapajós Fabiana Patricia Leocádio Soares Pessoa esteve representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) em reunião sobre o Programa Nacional da Malária. A discussão foi promovida em Brasília e contou com representantes do Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).
Em Tangará da Serra a Secretaria Municipal de Saúde se empenha em avançar com programas de acompanhamento para quem deseja deixar o vício do cigarro. Em torno de 40 pessoas estão atualmente em tratamento e outras 15 que já pararam de fumar graças ao acompanhamento da equipe de multiprofissionais de saúde. O maior volume de atendimentos é na Clínica da Família, onde em torno de 15 pessoas são atendidas regularmente por um período de pelo menos 30 dias. Este trabalho tem sido realizado desde maio. (com informações e foto site Rádio Pioneira)
No dia 10 de setembro, foi realizado em Mirassol D’Oeste um evento em alerta ao Setembro Amarelo, mês da campanha de conscientização a prevenção do suicídio. A ação superou as expectativas de público e atingiu os objetivos propostos.
No Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio o município de Alto Garças de reuniu para divulgar o Setembro Amarelo e esclarecer sobre o assunto.
O município de Diamantino também está preocupado em capacitar seus profissionais. Desta vez, o assunto debatido é sobre a prevenção do suicídio.
Em Apiacás, foi realizada uma roda de conversa Ação Saúde & Centro de Referência de Assistência Social (Cras) sobre gestação precoce. O objetivo é cuidar dos adolescentes.
O Centro de Especialidades Médicas de Várzea Grande inicia a operação de quatro novos equipamentos destinados ao diagnóstico por imagem de última tecnologia, são 2 aparelhos de ultrassonografia, 1 ecocardiograma e 1 cardiotocógrafo. Foram destinados R$ 500 mil para a aquisição dos equipamentos, que vai possibilitar executar cerca de 350 exames/mês por aparelho. (com informações Folhamax)
Todas as terças e quintas-feira está sendo promovido no Posto Saúde da Família (PSF) Ref. Rural do município de Campo Verde o Programa 3º Turno da Saúde. A ação proporciona atendimento médico e odontológico das 18h às 22h.
Primavera do Leste foi reconhecida, pela segunda vez, como uma das cidades do estado com melhores políticas públicas voltadas para a saúde bucal na categorial 50 mil a 300 mil habitantes. Esta pesquisa é realizada pelo Conselho federal de Odontologia (CFO), em parceria com o programa Brasil Sorridente. Confira a classificação referente ao estado de Mato Grosso, considerando os diferentes grupos populacionais:
Municípios com até 50.000 habitantes: 1º lugar – Nova Ubiratã (68 pontos), 2º lugar – Lucas do Rio Verde (59,5 pontos), 3º lugar – Sapezal (55,5 pontos), 4º lugar – Alto Boa Vista (53 pontos), 5º lugar – Santa Rita do Trivelato (42 pontos), 6º lugar – Nortelândia (27 pontos).
Municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes: 1º lugar – Sorriso (65 pontos), 2º lugar – Primavera do Leste (61 pontos). (com informações e foto do site da Prefeitura de Primavera do Leste)
No dia 11 de setembro foi promovido o Projeto Saúde na Praça no Bairro da Ponte, em Diamantino. O evento, que foi realizado pelo PSF do bairro, contou com: aferição de pressão arterial; verificação de glicemia; orientações sobre o uso de medicamentos, prevenção de doenças respiratórias e higienização das mãos; roda de conversa; dança entre outros.
Ainda no Projeto Saúde na Praça no Bairro da Ponte, no período vespertino, foi oferecido uma roda de conversa com a psicóloga da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Ellen Lopes. Participaram do momento adolescente de 12 a 14 anos discutindo sobre a valorização da vida e o Setembro Amarelo.
Dos dias 10 a 14 de agosto, foi promovido no Estratégia Saúde da Família (ESF) Buriti, em Diamantino, a 1ª Semana do Bebê. A ação contou com rodas de conversa, alongamentos para gestantes, exibição de filmes, massagens, atendimentos médicos e odontológicos para gestantes e bebês, educação continuada, sorteios e arrecadação de doações. O veneto faz parte do Projeto Criança Feliz.
Hora de soprar as velinhas. O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande completou 30 anos em 13 de setembro. Com sua reforma geral já com 90% das obras conclusas, foram retomadas cirurgias, exames de alta tecnologia, implantação da Rede Cegonha, novos leitos de UTIs neonatal, infantil e adulto, sistema de gestão informatizado. (com imagem e foto do site 24horasnews)
Ação Saúde e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Apiacás realizam uma roda de conversa com os adolescentes sobre gestação precoce.
No dia 11 de setembro foi promovida no PSF I em Apiacás a Blitz da Saúde. Foram realizados testes rápidos de HIV, Hepatite e sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia, agendamento de consultas e preventivos, atualização de caderneta de vacinação, orientações e outros.
No dia 14 de setembro foi realizada a assinatura da Ordem de Serviço para Reforma e Ampliação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA
Foi concluído mais um Curso Introdutório em Saúde da Família na Região de São Félix do Araguaia no dia 14 de setembro.
Em 15 de setembro foi Dia D” da campanha de vacinação antirrábica. Confira a ação nos municípios.
Alto Taquari
Em Sorriso foram 124 profissionais em 18 pontos da cidade e uma equipe volante.
Pedra Preta
Jaciara
Juscimeira