Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Projeto Apoiadores: Andressa e a perspicácia e observação

Publicado em:
19 de setembro de 2018

Uma pessoa perspicaz é aquela que vê bem, com inteligência, quase como uma águia que observa à distância. Esta é a Apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) da Regional Médio Norte Mato-grossense Andressa Pires da Silva Biava, que tem uma percepção muito aguçada sobre o trabalho e está sempre se dedicando para isso.

Andressinha, como é carinhosamente conhecida pelos colegas, é a mais nova da equipe com apenas 27 anos. Ela entrou recentemente para o Projeto Apoiadores, em abril de 2018, mas já é uma pessoa que agrega muito em sua região, graças a confiança adquirida e a proatividade em atender os questionamentos que surgem. Ela quando busca respostas, as quer o mais rápido possível para atender a sua regional.

A Apoiadora é Enfermeira pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e já atuou como voluntária no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Santana, em Nortelândia. No ano de 2015 iniciou um novo trabalho como Enfermeira Plantonista no Pronto Atendimento Municipal de Arenápolis, local onde trabalha até o momento. A Andressinha atua como Enfermeira Responsável Técnica e Enfermeira Responsável pela Plataforma do ECG através da Plataforma Sabiá/Telessaude na realização de Eletrocardiograma no município.

Com uma experiência em saúde que só cresce, a Apoiadora tem formação completa nas áreas: Urgência e Emergência em dois níveis pelo Corpo De Bombeiros de Mato Grosso; Responsabilidade Ambiental “Onde Reciclar É Dar Valor A Vida”; Comunicação Cientifica – Inclusão Social/Promoção a Saúde; Comunicação Cientifica – Calendário De Vacinas; Orientações sobre Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus; participação em todos os movimentos Outubro Rosa de 2010 nos municípios de Arenápolis e Diamantino; Minicurso de Nutrição Enteral e Bomba de Infusão.

Apesar de estar a pouco tempo como Apoiadora, a Andressa vem mostrando um aprendizado rápido que impressiona. Confira a seguir a entrevista com a Enfermeira e saiba um pouco mais desta nova integrante do Cosems.

Cosems: Como você avalia o Projeto Apoiadores?

Andressa: Este projeto para mim é extraordinário! Quem me conhece há algum tempo sabe o quanto estou amando fazer parte dele. Sempre acreditei que nada em minha vida aconteceu por acaso e tudo isso só tem trazido benefícios para mim enquanto profissional e ser humano.

Cosems: Tem alguma particularidade a região que você atua? Conte-nos um pouco.

Andressa: Em minha Regional Médio Norte Mato-grossense posso dizer que os gestores e a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) trabalham muito bem, sempre com conhecimento e criatividade para inovar em meio as dificuldades.

Cosems: O que mudou desde quando entrou no apoio?

Andressa: Todo esse processo foi e está sendo um grande desafio. Desde quando iniciei meu trabalho como apoiadora regional, passei a ver o Sistema Único de Saúde (SUS) com outros olhos. O fortalecimento hoje é um dos principais papeis de nós apoiadores e ver todo trabalho sendo potencializado é gratificante. Somos 100% apoiadores no estado de Mato Grosso e ver o que esse projeto faz por todos os municípios traz um sentimento de dever que está sendo cumprido.

Cosems: Quais os principais desafios do Cosems e da saúde no estado, e sua região?

Andressa: Acredito que um dos maiores desafios do Cosems e da saúde no estado é de preservar os princípios do SUS. Para os secretários da Regional Médio Norte Mato-grossense enfrentar esse desafio do dia a dia é uma tarefa árdua e difícil que só pode ser construída com um passo de cada vez.

Cosems: O que você espera para o futuro do Cosems e da saúde?

Andressa: Para o futuro do Cosems desejo que ele continue sendo essa ferramenta de união entre os gestores e o fortalecimento da rede de cuidado, pois sua principal base é a consolidação em todos os locais de um SUS que defenda a Vida. Como tudo na saúde anda de mãos dadas, meu maior desejo é que tenhamos maiores ampliações para o SUS, melhorando a qualidade dos serviços prestados e que garantam mais especialidades e procedimentos gratuitos.

 

Compartilhar