Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O DIVULGADO NA MÍDIA

Publicado em:
23 de dezembro de 2022

NOTA DISPONÍVEL AQUI!

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), vem a público, representado pelo Presidente e Gestor de Nova Ubiratã, Marco Antonio Norberto Felipe, esclarecer a matéria veiculada com o título “Conselho detona regulação da Saúde de MT: ‘mortes que poderiam ser evitadas’”, no dia 22 de dezembro de 2022.

Da maneira que foi divulgada, dá a entender que o Cosems/MT está em busca de um conflito, ou mesmo em tom de denúncia. Foi usada ainda a foto do Presidente (sem autorização), denotando que ele concedeu uma entrevista ao veículo, o que não é verdade. O ofício é um documento interno, entre entes federativos, que não foi divulgado publicamente, mesmo compondo a notícia. Para esclarecer os fatos, o Cosems/MT agora disponibiliza o documento em nosso site (https://cosemsmt.nyc3.digitaloceanspaces.com/app/uploads/1fa5e12a-8424-4d16-ba59-de171bd309ed). Portanto, ao contrário do expresso pela notícia, foi somente por meio desse ofício que o Cosems/MT se pronunciou.

Ressaltamos, tal como no ofício, que o nosso objetivo é caminhar juntos e tratar das diretrizes pautadas no Sistema Único de Saúde (SUS), prezando sempre pela integração dos órgãos federativos (Estado, Municípios e União) para que Mato Grosso tenha um sistema de regulação que seja resolutivo. O Cosems/MT preza, ainda, pela unicidade e pela resolutividade dos serviços de saúde, sejam eles geridos pela gestão do Estado ou dos Municípios. O diálogo se deve para que tenhamos um sistema de regulação resolutivo e que atenda a necessidade de saúde dos mato-grossenses.

Reafirmamos, ainda, que o Cosems/MT é um órgão apartidário. Não temos a intenção de criar crises com os demais entes que compõe o SUS, mas sim prezar pela solução institucional e fortalecer a gestão municipal para que essa consiga cumprir com a integralidade e a equidade. Toda mudança e evolução demanda diálogo, e apenas dessa forma que propomos o ofício, sem conflitos ou quaisquer interesses trazidos pela imprensa.

 

Compartilhar