Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Saúde em Mato Grosso: profissionais que fazem a diferença

Publicado em:
18 de março de 2019

O mês de julho é época de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, enfermidades em que o fígado fica inflamado. Na tarde do dia 26 de julho a Secretaria de Saúde de Luciara, através da equipe do Nasf, realizaram uma série de ações em saúde na Praia onde está acontecendo o 29° Festival de Praia. Foram feitas orientações referentes à campanha “Julho Amarelo”, distribuição de materiais informativos e kits e ainda as barraquinhas que contaram com as caixinhas SOS 24h, com os preservativos disponíveis à população.

 width=  width=  width=  width=  width=

A Secretária de Saúde de Peixoto de Azevedo Moaby Ferreira participou da II Oficina de Planilha de Pactuação Integrada (PPI) oferecida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) às regiões de Saúde do Alto Tapajós, Norte Mato-grossense, Teles Pires e Vale do Peixoto, onde teve a participação de gestores e técnicos municipais.

 width=

No dia 31 de julho a Equipe de Vigilância em Saúde de Apiacás juntamente com o Programa Saúde da Família (PSF) 1, realizou nas Unidades de Saúde orientações sobre: cuidados para prevenir infecções respiratórias, orientações a respeito das Doenças Respiratórias Agudas em Crianças e como detectar os primeiros sinais de alerta de possíveis agravamento nas crianças.

 width=

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) de Alto Boa Vista tem desenvolvido um projeto para a comunidade em geral que visa o incentivar a população a prática de atividade física. O grupo recebe o nome Mova-se e já existe há mais de 1 ano com encontros de segunda a sexta, com momentos distribuídos em alongamento para o principais grupos musculares, fortalecimento e exercícios aeróbicos, dinâmicos e com músicas. Nos minutos restantes realizam caminhada.

A princípio o grupo foi criado para promover interações psicossociais entre os membros, com o objetivo de romper o isolamento social, o sedentarismo e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Os integrantes recebem a cada 15 dias a Prática Integrativa Complementar Auriculoterapia. Essa associação de exercícios físicos e auriculoterapia já resultou em relatos de usuários que pararam de tomar bendiazepinicos, ansiolíticos e psicotrópicos.

A fisioterapeuta, que acompanha o grupo mais de perto, promove desafios. Neste mês o desafio é 30 dias do Mova-se, que são 6 semanas de exercícios por 5 vezes na semana, cada semana uma nova atividade associada a 30 minutos de caminhada e os participantes devem registrar o momento.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=

A equipe do Nasf de Alto Boa Vista está realizando exames de testagem rápida para Hepatites virais B e C e outras nas UBS. A equipe também esteve realizando ações nos bairros no mês de julho. A campanha faz parte do Julho Amarelo.

 width=  width=  width=  width=  width=

Na Unidade Básica de Saude 03 Valdivino Luiz Pereira – Fátima de São Lourenço, em Juscimeira, foram atendidos 25 pacientes hipertensos e diabéticos, com aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia e medição da circunferência abdominal.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Tarde com as gestantes “Agosto Dourado”. Alto Araguaia está proporcionando para às lactantes do município momentos de interação e diversão e de beleza também. Essa ação faz parte da da semana de aleitamento materno.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Mamaço à beira do Rio Araguaia.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Reunião de Hiperdia em Deciolândia, em Diamantino.

 width=  width=  width=  width=  width=

Valorização da paternidade com palestra para os pais na Estratégia Saúde da Família (ESF) Central, em Diamantino.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Palestra sobre o Agosto Dourado, importância do Aleitamento Materno e seu Mitos e Verdades com a palestrante Nutricionista Kenya. Ação agosto Dourado Bom Jesus, em Diamantino.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Ação Agosto Dourado no ESF Buriti, em Diamantino.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Reunião de Avaliação e Planejamento 2019 em Diamantino, em que foi realizada uma avaliação de janeiro a julho 2019; foi consolidada ações e planejamento agosto a dezembro 2019; e cada unidade teve 15 minutos para apresentar suas ações. No dia 31 foi discutido a Programação Media e Alta complexidade. As ações estão sendo promovidas no miniauditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Ainda no dia foi feita avaliação de planejamento municipal saúde do 1º bimestre.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

A Câmara Municipal de Diamantino deu uma moção de aplausos à ESF Pedregal.

 width=  width=

Curso Relacionamento Interpessoal Equipe Saúde Diamantino.

 width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width= width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=  width=

Equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Diamantino participa da oficina de Relacionamento Interpessoal.

 width=

Equipe Caps de Diamantino faz tarde do Açaí com seus usuários.

 width=

Compartilhar